Famílias e Relacionamentos

domingo, 19 de julho de 2020


A Espada Do Espírito, A Palavra de DEUS!
 Part. - 4 - Final

Este artigo é continuação do que se encontra no link logo abaixo:

Espada Do Espírito, “A Palavra de DEUS”! Part. - 3

No artigo anterior destacamos uma das opiniões de Paul David Washer.

Vejam mais uma vez o que ele nos diz:

É uma injustiça ao Calvário que a verdadeira dor da cruz frequentemente é passada por alto por um tema romântico e menos poderoso. Frequente é pregado que o Pai olhou desde o céu e testemunhou o sofrimento que era acumulado sobre seu filho por mãos humanas, e que ele contou tal aflição como pagamento pelos nossos pecados. Isso é heresia da pior classe. Cristo satisfez a justiça divina não somente suportando a aflição dos homens, mas suportando e morrendo sob a ira de Deus. Isso toma mais que cruzes, coroas, cravos e lanças, para pagar pelo pecado. O crente é salvo não só porque pelo que fizeram os homens a Cristo na cruz, mas pelo que Deus fez a Ele - Ele o moeu sob toda a força de Sua ira contra nós. Raramente essa verdade se faz suficientemente clara em nossa pregação do evangelho!”. Washer, Sermões: “A Cruz de Cristo”, Pág. 10.



Bom! Ao falarmos de alguns, que ao desconhecerem a “Palavra de DEUS” cometem várias heresias e, portanto, não se qualificam como Servos de “DEUS”, pois o verdadeiro Servo de "DEUS" procura aprender de "DEUS" sobre suas verdades, mas, àqueles amados, são os fariseus e saduceus deste século! Eles não têm base Bíblica que os alimente verdadeiramente com as verdades Divinas! Eles não têm um alicerce que os firma na verdade que é “Cristo”, mas se alimentam do que lhes é conveniente ...!

Infelizmente, tudo se resume nas emoções... E, como muitos são sugestivos, sucumbem ao pecado da soberba, do materialismo, dentre outros pecados.

E quando eu falo em verdadeiros “Servos de DEUS”, é porque o verdadeiro servo de “DEUS” não é àquele que diz o que você quer ouvir, ou o que faz o que você quer que ele faça, mas o que diz o que você precisa ouvir e faz o que tem que ser feito, considerando, é claro, a “Palavra de DEUS”, a exemplo dos Profeta de “DEUS” no passado e os Apóstolos... E, isto, independe de você gostar ou não! Pois é, dizer ser servo de “DEUS” é uma coisa, mas ser verdadeiramente, é outra história completamente diferente! E isto, separa o joio do trigo... E isto, foi o que Cristo mais fez em toda sua vida aqui, na terra enquanto “DEUS”, em carne e ossos!

É comum, percebemos algumas características de quem realmente não serve a “DEUS” e, algumas delas se confundem com falta de experiência de vida. Ah! É sempre bom lembrarmos, que Labão, era um homem de muitas posses, mas mesmo assim, ele não era abençoado por “DEUS”. Em gênesis 30:27, Labão reconheceu que estava sendo abençoado, só depois que Jacó começou a fazer parte de seu meio e por causa dele, Jacó... E jó, nunca deixou de ser abençoado por “DEUS”, mesmo quando satanás estava tocando nele! Da mesma forma, o Apóstolo Paulo, nunca deixou de ser abençoando, mesmo tendo problemas sérios de vista e, para isto, ver a parte dois deste estudo, onde menciono o artigo “O Espinho nas Carnes do Apóstolo Paulo” em duas partes, com seus respectivos links...

Bom, estas são algumas das características:

1 - Quando todas as suas bênçãos se resume em características físicas; bens materiais. Ex: carro, apartamento, ou, até mesmo uma bicicleta!

2 - Quando você muitas vezes responde por exemplo, pelos seus filhos. Ex: quando você está com ele e alguém pergunta ao mesmo: “O que você quer ser quando crescer”, daí, você se antecipando a resposta dele(a) e diz: “ele quer ser advogado” e ou, “ele quer ser engenheiro civil”; onde na verdade, ele talvez nem queira isso, mas você o induziu a querer isso. Mas agora os amados estão se perguntando: “como isso pode ser sinal de que alguém estar longe de ‘Cristo’ e, portanto, do ‘Espírito Santo’, com isto é possível”!?

Amados, já foi comprovado cientificamente; muito embora seja claro, que isto não é uma regra geral, mas quando você faz o que não gosta não tem rendimento adequado. E, em caso de profissão há uma probabilidade maior em que a pessoa não seja bem sucedido, quando a profissão não é a que gostamos e ou temos um talento natural para tal, daí dar margem para a infelicidade e isto é portas abertas para satanás entrar com toda sua ardilosidade! Aqui também é bom salientarmos que, se este tipo de comportamento é apenas os pais colocando suas frustrações sobre seus filhos, o que também já indica, portas abertas para satanás e seus demônios agirem... E quando isto tem uma intensidade tamanha, demonstra o quando já não é apenas uma frustração, mas uma abordagem mais específica de satanás e seus demônios.

3 - Quando você, por exemplo, usa seus filhos como desculpa para manter sua família de certa forma unidas, você está colocando no subconsciente de seus filhos, que eles também poderão fazer o mesmo, que também podem “manipular”. Ex: quando o pai e ou a mãe induz seus filhos a gostarem de seus cônjuges. Isto ocorre quando, você direciona sem que seja de forma natural a família, a se amar, ou seja, você diz a um de seus filhos que ele ama o pai, você simplesmente não diz que você ama o pai dele(a), mas que ele, seu filho(a) o ama e ou a mãe... Mas você deve estar se perguntando: “como isto é um mal”!?

Amados, você incentiva seus filhos a se amarem demonstrando amor, não induzindo com palavras. Claro que você deve dizer que os ama, mas nunca dizer isto, respondendo por eles, mas fazendo-os entender que são uma família e que você, dando exemplo de amor ama a todos, e este exemplo, vai servir de parâmetro para seus filhos. Mas que isto seja consequência da convivência e de outros aspectos, como o exemplo de amor, mais nunca, como forma de mostrar que, por você dizer que ama está explicado! Amados, gentileza, afeto, carinho, atenção, etc., não é algo que se fale apenas, aliás é algo que se vive...!

4 - Quando você usa seus filhos como objeto para manter seu casamento, por exemplo; daí, ele passou a ser para você um objeto de troca. E, lamento te informar, isto vai ficar registrado no subconsciente dele e, quando menos você perceber, ele vai estar usando e manipulando as pessoas; graças a você!

Amados entendam, você fala “Um milhão de palavras”, seu filha talvez ouça “uma” ou “duas”, mas basta um exemplo e ele seguirá para o resto de suas vidas...!

Sabem amados, é duro eu sei, o que irei dizer agora, mas parem para pensar, quando alguém se diz servo de "DEUS", mas não se alimenta com suas verdades Divinas, de quem ele é servo!?

Infelizmente, muitos têm se alimentado de mentiras demoníacas e, portanto, não tem como servirem a "DEUS"! E aqui mais uma vez cabe a pergunta: a quem estão servindo já que não servem a "DEUS", pois nele, não há espaço para mentiras! Não precisamos ser muito inteligentes para entendermos a quem eles servem!


Satanás distorce tanto as coisas e as verdades Divinas, a ponto de, quando alguém encara nos olhos um de seus servos ou simplesmente os olha, eles logo dizem que é porque está de “olho grande” no que ele e ou ela tem, e que está escutando coisas para fofocar, mas da mesma forma, quando alguém não os olha nos olhos, eles usam da desculpa de que são tão cheios do “Espírito Santo”; isto porque querem demonstrar que são santos diante do mundo, que àquele não consegue lhe encarar nos olhos. Percebem amados a malícia!?

Amados, não estou dizendo aqui que todos sem exceções quando estão errados em relação a “Palavra de DEUS” não estão servindo a ele e muito menos que eu ou quem também tem este pensamento quer ser mais santo; pois é isto que àquele que se constituiu inimigo de “DEUS” e dos homens faz com que muitos pensem. Na verdade, o que os verdadeiros Servos de “DEUS” desejam é que nos conscientizemos disto, isto de acordo com a “Palavra de DEUS”, que por mais que façamos algo para que obtenhamos a salvação, mas só “DEUS”, através de “Cristo” e o “Espirito Santo” nos proporcionará a mesma, pois somos falhos. Neste sentido, o inimigo ganha força e terreno, pois muitas vezes é apenas por desconhecerem a verdade sobre “DEUS” que além de abrir caminho para o inimigo, o alimenta e o faz ser forte.

Aliás, Sun Tzu em “A Arte da Guerra” nos dar uma grande lição, mas é claro que nem tudo está conforme as “Escrituras Sagradas”, mas é coerente entendermos que há sim sabedoria em muitas das coisas ditas por ele!

Vejam:

Avança onde eles não esperam, ataca onde não estão preparados"
Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.; Pág, 46)

Ataca o inimigo quando não está preparado, e aparece quando não te espera. Estas são as chaves da vitória pela estratégia"
Sun Tzu (544 a.C. - 496 a.C.; Pág, 5, “Lançamento de Domínio Público”, versão em PDF)

Perceberam que estas são exatamente as estratégias usadas pelo inimigo para atacar os menos desavisados!?

É bom lembrarmos, que “DEUS” não tem por culpado o inocente, ou vice-versa, conf. Êxod. 34:7; Núm. 14:18 e Naum 1:3, como temos visto anteriormente e ainda, conf. Gên. 6:9, 17:1; Deut. 18:13; 2 Sam. 22:33 e Sal. 18:23... Mas àqueles ao qual não têm interesse pela verdade, mas sim de defenderem suas ideologias, sem se preocuparem com a verdade, estes sim, não sevem a "DEUS", pois servir a "DEUS" é viver e servir à seus propósitos...!

Nisto amados, consiste o verdadeiro alimento dos demônios, pois se você fizer um estudo adequado, irá perceber que os alimentos sacrificados aos ídolos, não eram apenas materiais, mas também Espirituais, principalmente estes, além é claro dos intelectuais, como se achavam os Saduceus e Fariseus na época de “Cristo” da mesma forma, como se acham os de hoje em dia!


Ao fazermos um estudo de Mateus 4:1-11, perceberemos que aquelas palavras proferidas por satanás, mesmo que estivessem nas "Escrituras Sagradas", elas perderam seu sentido, pois seus propósitos, não eram para edificar a Igreja, mas sim para a condenar! Este amados, é o verdadeiro "Adultério Espiritual" e é o que mais vemos hoje em dia, muitos bem sutis, mas ele está lá, iludindo a muitos!


Neste sentido é relevante que destaquemos o que nos diz George Campbell Morgan (1863-1945). Campbell foi um evangelista britânico, pregador e um dos principais professores Bíblicos, além de um autor reconhecido mundialmente.

O inimigo pediu que Ele fizesse uma coisa certa de uma maneira errada, para satisfazer um apetite legítimo de uma maneira ilegal, para fazer uso dos privilégios do Filho violando as suas responsabilidades”.
George Campbell Morgan (1863-1945)

De acordo com os estudos de Campbell, as palavras de “Cristo” representam primeiramente; isto em relação a língua Grega, foi: “está escrito”. Expressão que representa o tempo perfeito em grego, o que indica a ação terminada e também o estado resultante como ainda continuando. Portanto, tendo como resultado ideal: “Foi escrito e ainda permanece escrito”. Isso não apenas enfatiza, mas define a eternidade e a imutabilidade da Palavra de Deus.

Foi justamente com a “Espada do Espírito”, “A Palavra de DEUS” que “Cristo”, derrotou o diabo; a mesma arma que temos à nossa disposição, “A Palavra de DEUS”, conf. Efés. 6.17. Nas três vezes em que “Cristo” se utilizou da palavra de “DEUS”, ele fez citações de Deuteronômio. A primeira citação foi: “...para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem.”, Deuteronômio 8:3... Na segunda tentação, ao levar “Cristo” a cidade Santa, o diabo mais uma vez a desafiou. Esta passagem, só encontramos no Novo Testamento em Mateus e em Apocalipse. Ela ocorre cinco vezes no Antigo Testamento. De acordo com os comentários de Campbell, o diabo colocou Cristo sobre o pináculo do templo, o lugar mais alto da cidade santa e sobre isto ele nos diz:

A escolha do lugar é a principal prova da astúcia do adversário”.
George Campbell Morgan (1863-1945)

Ainda de acordo com os comentários de Campbell, ele nos relata:

Nesse cenário, consagrado por associações sagradas, provavelmente com uma multidão esperando embaixo, Satanás faz uma abordagem completamente diferente. Desta vez ele apela para a confiança total de Jesus em Deus Pai. Antes, a tentação estava no plano físico. Desta vez está em um plano espiritual: Se tu és o Filho de Deus (ou “Já que você é o Filho de Deus”), lança-te daqui abaixo (6). Tão sagrado era o cenário, que o próprio diabo se sentiu incentivado a citar as Escrituras. Ele tentou citar Salmos 91.11-12. Mas omitiu uma frase importante: “em todos os teus caminhos”. Os caminhos de Cristo são os caminhos de Deus. Se Ele se afastasse da vontade divina não poderia mais reivindicar a proteção divina. Isso é verdadeiro hoje em dia para nós.
George Campbell Morgan

Foi intencional esta citação de Campbell, de minha parte, isto porque o que mais temos visto é justamente; ou por desconhecimento da “Palavra de DEUS” ou também intencional que se omite a verdade por trás das palavras de “Cristo” ...! E isto amados, se constitui em muitos "Glorias a DEUS" e "Aleluia", cada vez mais crescentes no meio Cristão, mas sem sentido algum, pois não está recheado com o teor do Evangelho, mas sim, são as carnes falando. As carnes que tanto “Cristo” nos alertou de o quanto ela milita contra o Espírito...! Enquanto isto, aquele pequeno rebanho de Lucas 12:32, ficando cada vez menor! Estes amados, são os verdadeiros “Servos de DEUS” ...

Lucas 12:32 - "Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino".

Mateus 10:35-39 - "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; - 36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. - 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. - 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. - 39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.” ...


Amados! Estas palavras estão mais viva que nunca nos lares, o que não significa dizer que seja sempre assim! Ou, que deva ser assim! Mas, não foi isto que "Cristo" quis dizer! Mas sim que devido à falta de conhecimento de sua palavra, muitos vem cometendo "Adultério Espiritual", isto mesmo, ou seja, muitos vem fazendo aquilo que as "Escrituras Sagradas" desaprovam!

Dentre estas práticas estão, a falsa adoração, aliados a isto, um louvor que não é genuíno, dentre muitas outras práticas e a Santidade do Cristão que deveria ser; na verdade, que deveria refletir, a imagem e semelhança de "DEUS", mas que refletem a imagem e semelhança do Diabo.

Pois é amados! É duro eu sei, mas deveríamos, nos preocupar na veracidade destas palavras, que na sua dureza; pois se ela for verdadeira, eis aí um grande problema que temos no meio Cristão, caso não seja! É pura invenção de minha parte, daí eu tenho que me vigiar mais e cada vez mais! E que o Senhor tenha misericórdia de mim... Mas se eu estiver certo e para isto basta sermos mais atenciosos com o estudo da “Palavra de DEUS”; estudo que muitos usam como desculpa, Deuteronômio 29:29 para não fazê-lo, temos sim, muito o que nos preocupar!

Acontece que, como era de se esperar de quem não tem compromisso com a “Palavra de DEUS” estes mesmos esquecem-se da segunda parte deste versículo, que os diz:

Deuteronômio 29:29 - “...mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.”, conf. Deut. 6:1-2

Aliás, a palavra ensinar nas “Escrituras Sagradas” ocorrem mais de 55 vezes e em sua contração, como ensinar-te-ei e ou ensinarei, dentre outras tantas e que na verdade, juntas ocorrem mais de 60 vezes nas “Escrituras Sagradas”, dependendo da tradução... Já observardes e ou observa, mais de 12 vezes e também dependendo da tradução. O que significa dizer, que “DEUS” quer que estudemos e observemos a sua palavra no sentido de atentarmos para o que realmente ela significa de acordo com seus propósitos!


Exaltação e Devoção à “DEUS”.
O fim da lei é a obediência

Deuteronômio 6:1-2 – “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te H3925, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; - 2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias”.

H3925 (Strong Português)
H03925 למד lamad
uma raiz primitiva; DITAT - 1116; v
1) aprender, ensinar, exercitar-se em
1a) (Qal) aprender
1b) (Piel) ensinar
1c) (Pual) ser ensinado, ser treinado


Só um esclarecimento a respeito da passagem acima e o significado de H3925 (Strong Português), H03925 למד lamad; no sentido de “ser ensinado”, isto significa dizer que o ato de alguém ser ensinado, implica necessariamente de que exista alguém para ensinar… Esta explicação parece trivial e sem sentido, mas não deixa de ser importante, tendo em vista que muitos se limitam tanto em suas visões deficitárias, para não dizer ou falarmos em “Cegueira Espiritual”, que beira a demência intelectual…


Êxodo 4:12 - "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei H3384 o que hás de falar."

H3384 (Strong Português)
H03384 ירה yarah ou (2Cr 26.15) ירא yara’
uma raiz primitiva; DITAT - 910; v
1) lançar, atirar, jogar, derramar
1a) (Qal)
1a1) lançar, jogar
1a2) jogar, pôr, estabelecer
1a3) lançar flechas
1a4) jogar água, chover
1b) (Nifal) ser atingido
1c) (Hifil)
1c1) lançar, jogar
1c2) atirar
1c3) apontar, mostrar
1c4) dirigir, ensinar, instruir
1c5) jogar água, chover


Mas, sabem o que me conforta amados! O estudo da palavra de "DEUS" nos mostra, e o Senhor tem me mostrado, que a mesma preocupação que ele tinha com os falsos pastores e falsos profetas, no passado, ainda tem nos dias de hoje! O que significa que tanto naquela época, quanto ainda hoje, existe muita gente, seguindo estes falsos pastores e menosprezando a "Palavra de DEUS", na verdade muitos deles estão muito mais preocupados com seus status; em cargos nas Igrejas, em se intitularem Pastores, Bispos, etc., mas esquecem-se do essencial, do principal, a essência da “Palavra de DEUS” e estão se promovendo por aí em determinada supostas “Casas do Senhor”, supostas Igrejas que de acordo com eles, “DEUS” os mandou criar, abrir, mas na verdade, são as sinagogas de satanás, conf. Apoc. 2:9, 13; 3:9... Por isto creio que não é neura apenas minha, mas sim uma preocupação, genuína e portanto, real! Aliás, esta é a preocupação de muitos verdadeiros Pastores de “Cristo”, que aliás, estão ficando cada vez mais raros...


Vemos hoje, uma adoração fervorosa à pastores, que estão se alimentando desta adoração, o que significa dizer, que eles, não servem ao verdadeiro "DEUS", pois este nos orienta a só Adorarmos a ele apenas, “DEUS”. Vemos isto nas vestimentas, nas imitações das pregações, sem Inspiração Divina, nas falas e atitudes, que parecem-nos que estamos vendo exatamente um papagaio repetindo aqueles a quem eles servem, mas nunca à "Cristo"... Até na forma de dar "Glórias a DEUS" e "Aleluia", aos Gritos e berros, como se "DEUS" fosse surdo... E olha que está nos Evangelhos, o próprio "Cristo", nos orientando a não fazermos isto!

Vejam amados!

Mateus 6:5-8 - "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. - 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. - 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. - 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes".


Mateus 6:16-18 - "Quando jejuardes, não vos mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. - 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, - 18 para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará".


Amados! Vejam que estas passagem que irei citar, estão muito mais presentes em nossas vidas, que se possa imaginar!

Mateus 11:16-17 - "Mas, a quem compararei esta geração? É semelhante aos meninos que, sentados nas praças, clamam aos seus companheiros: - 17 Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes".


Sabem o que isto quer dizer amados!

Vejam logo abaixo, o Comentário da "Bíblia comentada por Versículo"

Mateus 11:16:
"Esta geração - ou seja, os homens desta idade. Eles são como aquelas crianças perversa de quem seus companheiros se queixam, que terá o maior prazer de jeito nenhum".

Há, antes de ignorar este comentário por causa do: “perversa”, vejam o que nos diz Provérbios 20:11…

Provérbios 20:11 - "Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se a sua conduta é pura e reta."

E mais, de acordo com o “Comentário Bíblico de Matthew Henry - Novo Testamento Completo”, temos:

Mateus 11:16-24
Cristo reflete nos escribas e fariseus que tinham um orgulhoso conceito de si. Compara a conduta deles com o jogo das crianças que, irritando-se sem razão, discutem todas as tentativas de seus companheiros por comprazê-los, ou para que se unam a seus jogos para os quais costumavam reunir-se.

As objeções capciosas dos homens mundanos são amiúde zombadoras e demonstram grande malícia. Algo têm que criticar de todos por excelente e santo que seja. Cristo, que era imaculado e separado dos pecadores, aqui se apresenta junto com eles e contaminado por eles. A inocência mais imaculada não sempre será defesa contra a censura.

Cristo sabia que os corações dos judeus eram mais resistentes e endurecidos contra seus milagres e doutrinas que os de Tiro e Sidom; portanto, sua condenação será maior. O Senhor exerce sua onipotência, mas não castiga além do que merecem e nunca retém o conhecimento da verdade daqueles que o anelam.


Amados! Isto quer dizer, que invertemos valores e somos descumpridores da "Palavra de DEUS". Dizemos que nos compadecemos da dor do outro e na verdade, não estamos nem aí com eles; é dizermos que estamos morrendo de sede, mas na verdade, já estamos saciados; é dizermos que amamos nosso irmão ou irmã e os deixamos padecer; é dizer que amamos nossos pais e os deixamos abandonados, nos abrigos de idosos; é darmos esmolas a um necessitado e dizemos que é isto que "DEUS" quer de nós, e de fato o é, mas deixamos nossos entes, que dizemos ser queridos, e que estão próximos a nós, padecer de necessidades; o que torna a coisa toda AntiCristã, e por aí vai!

Existem grupos e mais grupos de pessoas que se dizem “Cristãs” que juntos têm determinados projetos, aparentemente que “DEUS” mandou; mas como pode, “DEUS” também mandou abandonarem seus entes queridos!? Sim, pois quando fazemos pelo mundo e menosprezamos os de casa, somos tão culpados quanto o diabo... E infelizmente isto não é tudo, muitos destes(as) estão por aí jogando familiares uns contra os outros e alguns deste são tão cegos que são comprados de alguma forma, e se mantêm cegos espiritualmente falando... Reflita nesta verdade amados!


1 Timóteo 5:8 - "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo G571".

G571 (Strong Português)
G0571 απιστος apistos
de 1 (como partícula negativa) e 4103; TDNT - 6:174,849; adj
1) infiel, incrédulo, (que não é confiável, desleal)
2) incrível
2a) de coisas
3) incrédulo, descrente
3a) sem confiança (em Deus)


De acordo com o Comentário Básico do Novo Testamento de William MacDonald, temos:
5.8 Quase todos temos família ou familiares de algum grau de parentesco. As relações familiares são importantes aos olhos de Deus. Paulo diz que quem descuida suas responsabilidades familiares negou a fé. Está você cumprindo com sua parte para satisfazer as necessidades daqueles que formam parte de seu círculo familiar?


Ainda de acordo com o Comentário Bíblico do Velho e Novo Testamento, de F. Davidson, temos:

Comentário Bíblico do Velho e Novo Testamento
O novo comentário da Bíblia
The New Bible Commentary
Autor: F. Davidson

b) Instruções acerca de viúvas (1Tm 5.3-16)

1Tm-5.5

A verdadeira viúva, além de ser desamparada, recomendar-se-á como digna de sustento pelo hábito adquirido de esperar em Deus, não nos homens, e de viver em frequente oração (5). Em contraste com ela, o tipo de mulher que desperdiça a sua vida e tudo quanto esta representa, não deve ser havida como verdadeira viúva; porque, embora viva, à vista de Deus já morreu (6). A necessidade de fazer estas distinções e de manter um padrão elevado deve ser enfatizada decididamente por Timóteo, tendo em vista, não afastar do benefício algumas viúvas, mas zelar para que todas vivam irrepreensivelmente (7). Todo crente deve cuidar das necessidades dos seus parentes, e sobretudo dos membros de sua família. Se não faz isto, nega praticamente a fé que professa com a boca. E procede pior que os pagãos incrédulos, visto como estes reconhecem seu dever em tais circunstâncias (8).

Em Mateus 26:51-54, temos:

Mateus 26:51-54 - "E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. - 52 Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. - 53 Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? - 54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?".

Este foi o Apóstolo Pedro amados, como estar descrito em, João 18:10 - "Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco".

Esta passagem amados, diz respeito tanto as questões materiais, quanto as espirituais, da mesma forma quanto a passagem abaixo, pela implicação que ela tem...

Lucas 2:35 - "sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações".

Levítico 26:25, 33 - "Trarei sobre vós a espada, que executará a vingança do pacto, e vos aglomerareis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo. - 33 Espalhar-vos-ei por entre as nações e, desembainhando a espada, vos perseguirei; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades se tornarão em deserto".


Deuteronômio 32:25 - "Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido".


Esta espada amados! Simboliza a Justiça Divina...


Romanos 13:4 - "porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde [ em vão, inutilmente; embalde ] a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal". Falando de autoridades superiores...


Apocalipse 2:12 - "Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes".

Apocalipse 2:16 - "Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca".

Apocalipse 6:8 - "E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o hades seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra".


Deuteronômio 6:1-9 - "Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; - 2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias. - 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais. - 4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. - 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. - 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; - 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. - 8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; - 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas".


Um abraço amados, fiquem com “DEUS” ...
E, até o próximo estudo!

Rogério Silva


Referências Bibliográficas:


Bíblia de Estudos Comentada Por Versículos.

Auto Ajuda Através da Bíblia. Principais Línguas, Hebraica, Grega e Latim v8.3 2009.
Bíblia de Estudos Eletrônica da RkSoft v3.8.0.

Bíblia de Estudos Eletrônica TheWord® - License agreement
This Software (In the beginning was TheWord, abbreviated theWord) is copyrighted. © 2003-2015 - Costas Stergiou.

Comentário Bíblico de Matthew Henry - Novo Testamento Completo.

Comentário Bíblico BEACON, Vol. 6 (Mateus a Lucas). Ralph Earle, A. Elwood Sanner, Charles L. Childers. CPAD, 1ª. edição/2006. Tradução deste volume: Degmar Ribas Júnior, Preparação de originais e revisão: Reginaldo de Souza, CDD: 220 - Comentário Bíblico, ISBN: 85-263-0690-1. (Págs. 47-48).

Comentário Histórico-Cultural da Bíblia Novo testamento,
Edição Ampliada de Craig S. Keener - Editora Vida Nova.

A Cruz de Cristo, Sermão nº. 1.
Sermão pregado por Paul David Washer: Pastor e diretor da agência missionária Heartcry.
HOLLENBERG - BUDDE. Gramática elementar da língua hebraica. São Leopoldo: Sinodal, 1988.
Homan, George. Trazendo o homem de volta. American Sociological Review, v. 29, nº. 6, 1964.

Teologia Sistemática - Perspectiva Pentecostal,
Stanley M. Horton.

Respostas às Seitas e Heresias
Norman L. Geisler e Ron Rhodes.

Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos-CPAD
Ralph Gower.

Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos-Ed. Betânia
William L. Coleman.

Manual Bíblico de Halley - Edição Revista e Ampliada-Ed. Vida
Henry Hampton Halley.


Sun-Tzu. A Arte da Guerra / Sun-Tzu, Sun-Pin; colaboração de Mei-chun Lee Sawyer; tradução para o inglês, introdução e comentário de Ralph D. Sawyer; tradução a partir do inglês de Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, maio de 2012. Título original: The art of war. Edição completa. ISBN: 978-85-7827-568-6, 1. Arte e ciência militar - Obras anteriores a 1800 I. Sun-Pin. II. Sawyer, Ralph D.. III. Sawyer, Mei-chun Lee. IV. Título. 12-04723, CDD-355, Índices para catálogo sistemático: 1. Arte e ciência militar 355.

Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico Aramaico e Grego de Strong.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa v3.0 de Jun/2009.


Bíblia de Estudos Anotada e Expandida de “Charles Caldwell Ryrie”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário