O
Que é Ser “Igreja de Cristo”
Eu
Sozinho sou Igreja?
Parte
- 1
Eu Sozinho sou “Igreja de Cristo”?
Como disse, esta minha observação à
primeira vista parece ser um tanto quanto descabida e sem sentido, mas se
considerarmos que o ser humano é especialista em dar desculpas e vemos isto
desde Adão e Eva, e ainda no Éden, não é, na verdade ela faz todo o sentido do
mundo. O problema aqui é justamente de bom senso, pois só quando nos damos
conta disso, de que temos sérios problemas de caráter, pois é disso que se
trata, é que procuramos separar o real, o verdadeiro do imaginário e da mentira;
aqui, concluímos que o bom senso é o segredo para nos policiarmos, conf. Mat. 26:41;
Mar.
14:38; 1 Ped. 5:8...
Mas o maior problema com isso, é que o
bom senso e o bom caráter, faltam em muita gente, e é justamente por este
motivo, e diante disso, que nosso julgamento fica comprometido, conf. 1 Tim. 4:2.
Nossa forma de ver as coisas não nos proporciona ver em várias dimensões e em
sentido diversos, com outros olhos, ou seja, nossas perspectivas estão tão
comprometidas que não conseguimos ver outras possibilidades; o que não quer
dizer que temos que aceitar ou rejeitar outro ponto de vista sem ter que
avaliarmos profundamente o mesmo, não se trata disso e isso seria um erro
seríssimo e nos remete a condição inicial de falta de bom senso e aos problemas
de caráter; mas sim, de avaliarmos de forma coerente, consciente e com
responsabilidade as várias possibilidades existentes...
É justamente por isso que esta questão
faz sim muito sentido, ela não é descabida, e tem propósito, como veremos mais
adiante.
Sobre ser Igreja, Paulo já nos falava em
1
Coríntios 6:15, 12:12,
18,
27,
dentre outras cartas, capítulos e versículos, mas antes dele, Mateus também já
nos falava em Mateus 6:6, e mais, tanto Marcos, quanto Lucas, já nos mostravam
exemplos práticos, assim como em Mateus 6:6, de o que é ser verdadeiramente “Igreja
de Cristo”, e veremos isso e muito mais em todo este estudo... Aqui é bom
ressaltarmos mais uma coisa, apesar de Paulo enfatizar que somos membros de um
só corpo, mas em Efésios
4:25; conf.
1
Cor. 12:27, ele enfatiza que somos membros uns dos
outros, o que nos indica que apesar de sermos um membro, mas somos templo do
“Espirito Santo”, conf. 1 Cor.
6:19, portanto, somos individualmente “Membros” e “Igreja
de Cristo” ao mesmo tempo, e claro que existem outras passagens Bíblicas que nos
mostra isso, como veremos mais adiante... As implicações disto, também veremos
no decorrer deste estudo.
Só um adendo antes de continuarmos:
O fato de não falarmos diretamente e
com todas as letras sobre determinado assunto, ou seja, ao não utilizarmos o
símbolo linguístico, mas isto não significa necessariamente que não tenhamos
falado de alguma outra forma. Vejamos por exemplo, quando falamos sobre o “amor”
(Símbolo Linguístico), mas ao não
utilizarmos a palavra “amor”, não significa necessariamente que não estamos
falando do mesmo, ao falarmos por exemplo, de “caridade”, de “atenção”, ou de
algum outro tipo de ajuda, e seja esta de forma física ou espiritual, mesmo que
não tenhamos utilizado a palavra “amor” enquanto símbolo linguístico, pois as
palavras citadas anteriormente, trata-se de sinônimos práticos de amor e são características
do mesmo. Da mesma forma, ao falarmos de Direito e Leis, implicitamente estamos
falando de justiça, pois é disto que se trata, e mesmo sem estarmos utilizando
o símbolo linguísticos: “justiça”.
Isso torna-se importante, justamente
por causa dos exemplos práticos sobre “Igreja de Cristo” nas “Escrituras
Sagradas” e que passam despercebidos por muitos, exatamente quando não se fala
diretamente e com todas as letras sobre “Igreja”, usando exatamente este
símbolo linguístico; “Igreja”!
1 Coríntios 6:15 - "Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.";
1 Coríntios 12:12, 18, 27 - “Porque, assim como o corpo é um, e tem
muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo,
assim também é Cristo. - 18 Mas agora
Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. - 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e
individualmente seus membros.”;
Atentem para o verso 27 logo acima: “1
Coríntios 12:27 - Ora, vós sois corpo de
Cristo, e individualmente seus membros.”... Perceberam o que ele nos diz: somos
o corpo de Cristo, ou seja, templo do “Espirito Santo”, conf. 1 Cor. 6:19 e individualmente membros da “Igreja de Cristo”, conf. Efés. 4:25... portanto, mesmo que
individualmente sejamos membros deste mesmo corpo, mas somos também templo do
“Espírito Santo”, o que significa dizer que somos peça chave e fundamental da
“Igreja de Cristo”, justamente por sermos ao mesmo tempo, individualmente seus membros
e templo do “Espírito Santo”!
Efésios 2:19 - "Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,";
Efésios 4:25 - "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.";
Colossenses 3:15 - "E a paz de Cristo, para a qual também fostes
chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."...
Vejam que em 2 Coríntio 1:1, Paulo
refere-se à “Igreja de DEUS” que se encontra em Corinto. Agora pare para pensar
um pouco: se pegássemos esta passagem ao pé da letra, as Igrejas de outras
regiões não seriam a Igreja de Cristo, já que não estão em Corinto, mas isto
não faz sentido algum! Esta mesma analogia deve ser feita em relação a cada um
de nós Cristãos, enquanto “Igreja de Cristo”, conf. 2 Cor. 3:6. E aqui temos que considerar Mc 9:38-41
e Lc.
9:49-50, mas veremos isso mais adiante, pois aqui,
tanto em Marcos quanto em Lucas, no entendimento equivocado dos Apóstolos, eles
eram “Igreja” e “Servos de DEUS”, mas aquele homem não, e naquele momento
ocorria justamente o inverso e mais uma vez se pegarmos ao pé da letra,
definitivamente os Apóstolos não eram Servos e muito menos Igreja, mas também
não se trata disso, mas de não terem naquele momento, discernimento espiritual
e comunhão com “DEUS”, pois esta comunhão, proporcionaria aos mesmos o
discernimento necessário para que eles entendessem que àquele homem, tinha
naquele momento, muito mais discernimento espiritual e comunhão com “DEUS” que eles;
os Apóstolos...
2 Coríntios 3:6 - "o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica."...
Mateus 6:6 - "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto
e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em
secreto, te recompensará."...
Aqui em Mateus 6:6, faz cair por terra
toda a crença de que a sós não somos “Igreja de Cristo”, pois seríamos apenas
se estivéssemos congregados, juntos; e com o propósito de adorar e louvar à “DEUS”,
pois neste caso, estaríamos a sós, que mesmo com o intuito de orar, ou adorar,
mas não estaríamos em um templo ou juntos com outros irmãos em Cristo, ou seja,
não estaríamos naquele exato momento, em uma congregação e ou sinagoga e desta
forma, não seríamos “Igreja de Cristo”; mas isto é um dos maiores engodos
maligno... Não apenas estas passagens nos esclarece a este respeito, como em Mc 9:38-41
e Lc.
9:49-50...
2 Coríntios 1:1 - "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia:";
1 Coríntios 6:19 - "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?";
1 Coríntios 14:23 - "Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos?";
Romanos 16:5 - "Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo.";
Filemom 1:2 - "e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa:";
Colossenses 4:15 - "Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e
a Ninfas e a igreja que está em sua casa."...
Aqui é importante salientarmos algo, percebam
que existiam Igrejas nas casas de alguns servos de “DEUS” na época dos
Apóstolos, este fato nos mostra em todo seu contexto, que ser Igreja é muito
mais que está em um templo, mas sim tem a ver com questões espirituais, ou
seja, a Igreja não se resume a nada material, mas sim, muito mais à questões
espirituais, à comunhão com “DEUS”...
Este fato por si só, nos deixa claro
que a Igreja, não é uma casa, não é um templo ou algo parecido, nada que tenha
a ver com alvenaria. Igreja no verdadeiro sentido, ou seja, no sentido
espiritual, significa muito mais a junção, a união dos servos de “DEUS”, independentemente
do local em que os mesmos se encontrem, na verdade, muito mais quando se tem
comunhão com “DEUS”, pois não adianta em nada estarem juntos se o “Espírito Santo”
não estiver presente, ou seja, como já mencionei em outras ocasiões, somos individual
e coletivamente, “Igreja de Cristo”... Estes contextos nos deixa claro que o
templo em nada tem a ver com ser ou não ser “Igreja de Cristo”, mas sim, a
comunhão com “DEUS”, esta sim vai nos dizer se verdadeiramente somos ou não
“Igreja de Cristo”, conf. Efe. 4:25
e Mat.
6:6.
Aqui é bom enfatizarmos,
principalmente hoje em dia, o que pode constituir-se um problema sério e muitas
vezes que diz respeito a doutrina. Primeiro temos que entender que em
determinada situação a própria fidelidade deve sim ser questionada, isso porque
temos que nos perguntar a quem estamos sendo fieis, os porquês desta
fidelidade, ou seja, que base utilizamos para tal finalidade e principalmente
se considerarmos que vemos muita adoração a pastores e supostas pastoras.
Neste sentido, a união de alguns irmãos
em alguma casa, na casa de algum dos membros, mesmo que com boas intenções,
como a de estudar as “Escrituras Sagradas”, de orar e louvar à “DEUS”, justamente
porque nem todos têm o conhecimento necessário e não sabem interpretar
devidamente as “Escrituras Sagradas”, a ponto de saber exata ou, o mais
provável, aproximadamente e de forma mais assertiva em relação as “Escrituras
Sagradas” e de acordo com ela, o que temos que fazer; como devemos verdadeiramente
adorar à “DEUS”, dentre outras coisas mais, a respeito tanto de doutrina, como
de adoração, é que esta atitude pode constituir-se um erro sério, e os motivos,
são simples:
1- A criação de uma nova suposta
Igreja por parte deste grupo, como se Igreja fosse algo material, e aí seria
mais uma apenas, sem os verdadeiros propósitos;
2 - A possibilidade de se alimentar
mais o ego que o espírito, ou seja, em vez de proporcionar conhecimento e
crescimento espiritual e se propagar o conhecimento da “Escrituras Sagradas”,
se propaga heresias;
3 - Disseminar àquilo que não está
escrito nas “Escrituras Sagradas” e há ainda a possibilidade de se criar novas
doutrinas que não foram determinadas por “DEUS”.
Lembrem-se, nem mesmo os Apóstolos em
determinado momento, tinham discernimento espiritual, conf. Mc 9:38-41, Lc.
9:49-50, conf. Mat.
13:10-30. Foi justamente por este motivo, que a Cloé
em 1 Coríntios 1:11, informou a Paulo sobre as contendas que surgiram em sua
casa, mas falaremos sobre estas passagens mais adiante.
Aqui é importante ressaltarmos apenas alguns
comentários bíblicos de alguns estudiosos do assunto, dentre eles, John
MacArthur e Craig S. Keener:
Comentário de John MacArthur do Novo Testamento
Perseguição
à Igreja
“Vivemos
numa época em que a igreja, mais do que nunca, está envolvida na
autoglorificação e uma tentativa de ganhar reconhecimento do mundo que deve ser
repulsivo para Deus. Quando a igreja tenta usar as coisas do mundo para fazer o
trabalho do céu, ele só consegue esconder o céu do mundo. E quando o mundo está
satisfeito com a igreja, podemos ter certeza de que Deus não é. Podemos ser
igualmente certo que, quando estamos agradando a Deus, não será agradável para
o sistema de Satanás.”
(JOHN, MacArthur. Comentário do Novo
Testamento. Edit. Moody Publishers; New edição, 2001, Pág. 236)
O efeito sobre a nossa adoração a Deus
“A
verdadeira adoração não é reforçada por melhor música, melhor orações, melhor
arquitetura, ou até melhor pregação. A verdadeira adoração é reforçada por um
melhor relacionamento entre aqueles que vêm para o culto. Adoração pode ser
melhorada por nossa ficar longe da igreja até que tenhamos feito às coisas
certas com as pessoas com quem sabemos que a nossa relação é tensa ou
quebrado...
Quando
há animosidade ou pecado de qualquer tipo em nosso coração não pode haver
integridade em nossa adoração. Cerca de mil anos antes de Cristo pregou o
Sermão da Montanha, o salmista declarou: “Se eu atender à iniquidade no meu
coração, o Senhor não me ouvirá” (Sl. 66:18). Mesmo antes que Samuel disse:
“Será que o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se
obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o
atender do que a gordura de carneiros” (1 Sam. 15:22).”
(JOHN, MacArthur. Comentário do Novo
Testamento. Edit. Moody Publishers; New edição, 2001, Pág. 297)
O
Propósito de “DEUS”
“Ao
contrário do que muita ênfase na igreja evangélica de hoje, a verdadeira
oração, como a verdadeira adoração, centra-se a glória de Deus, e não sobre as
necessidades do homem. Não se trata simplesmente de reivindicar nas promessas
de Deus, e muito menos fazer exigências dele, mas de reconhecer sua soberania,
para ver a exibição de sua glória, e obedecer a Sua vontade.”
(JOHN, MacArthur. Comentário do Novo
Testamento. Edit. Moody Publishers; New edição, 2001, Pág. 364)
44. Palavras vazias e corações vazios
(Mateus 7: 21-29)
“A
terceira causa de autoengano é a concentração excessiva em atividades
religiosas. Atender igreja, ouvindo sermões, cantando músicas da fé, lendo a
Bíblia, participar de estudos bíblicos, e muitas outras atividades
perfeitamente boas e úteis pode realmente isolar uma pessoa do próprio Deus que
ele é supostamente adorando e servindo. Essas coisas podem causar um crente a
pensar que ele é fiel e obediente, quando na realidade ele não pode ser; e eles
podem causar um incrédulo a pensar que ele é salvo, quando na realidade ele não
é.”
(JOHN, MacArthur. Comentário do Novo
Testamento. Edit. Moody Publishers; New edição, 2001, Pág. 454)
OBS: Aqui mais uma vez faz-se necessário um adendo a respeito desta parte do comentário: (44. Palavras vazias e corações vazios (Mateus 7: 21-29)).
Verdadeiramente devemos tomar cuidado,
pois apesar de realmente o fato de estudarmos muito, poder nos causar a ilusão
de salvação e de termos muito conhecimento a ponto de pensarmos que apenas nós
temos o conhecimento verdadeiro das “Escrituras Sagradas”. Neste sentido,
justamente por estudarmos e pesquisarmos a respeito, e por isto devemos deixar
que ela mesma fale por si, para tanto, temos que estudar, “mas com o devido cuidado para não colocarmos palavras na boca dos
Profetas e ou dos Apóstoilos, e muito menos na de Cristo”, quando na
realidade podemos estar equivocados; ou da mesma forma que Salomão sentiu-se em
Eclesiastes, “fadigado, desgastado com o
conhecimento de mundo que tinha”, pois seu problema era muito mais este, ou
seja, o muito conhecimento era para ele, seu problema, pois alimentou muito
mais seu “ego” que seu “espírito”, por isso tudo lhe era vaidade.
Neste contexto, vejam o que nos relata William Gordon Brown (1904 - 1979), Bacharel em Teologia, em sua análise em uma Bíblia de estudos:
Comentário da Bíblia de Estudos da
RKSoft v 3.8.0, sobre o Livro de Eclesiastes por: William Gordon Brown (1904 -
1979)
RKSoft - Bíblia Eletônica 3.8.0
Copyright (c) 2002 - 2022 RKSoft
Software
João Ferreira de Almeida Atualizada
(JFA)
"Temos aqui um penetrante realismo que faz frente à alegria e à fúria,
aos triunfos e às derrotas, um jogo de luz e sombras, e termina afirmando que
tudo é vaidade (1:2; 12:8); contudo, paradoxalmente, a vida toda do homem deve
reverenciar e obedecer a Deus, uma vez que é a ele que finalmente prestaremos
contas (12:13, 14)."
W. Gordon Brown (1904 - 1979)
Percebam a responsabilidade que nos
traz o conhecimento sobre “DEUS”, conf.
2 Cor. 12:1-10, e atentem para o quanto nos ensina o verso 7
deste capítulo: “E, para que não me
exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a
saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.”...
Aqui é bom ressaltarmos que as “Escrituras Sagradas” sempre nos instruiu a
meditarmos nela, não lê-la apenas, mas estudá-la, conf. Jos.
1:8; Sal.
1:2... Aqui também é bom salientarmos que
Daniel Estudou, conf. Dan.
9:2, (falando de Jeremias
25:10-16), o Apóstolo Paulo estudou, conf. 2
Tim. 4:13,
então fico me perguntando, por que
muitos de nós simplesmente ignoramos isso e não estudamos! O que devemos tomar
cuidado aqui e neste sentido, é exatamente em não deixarmos que nosso ego, que nossa
vaidade prevaleça sobre nossa humildade.
Agora vejam o que nos fala Craig S.
Keener em seu livro, “A Bíblia em seu Contexto”, falando sobre “A disciplina da Igreja em Mateus
18:18”:
Mateus 18:18 - "Em verdade vos digo: Tudo quanto ligardes na
terra será ligado no céu; e tudo quanto desligardes na terra será desligado no
céu."
25. A disciplina da Igreja em Mateus 18:18
“Os “dois” ou “três” que oram, neste contexto, referem-se a duas ou três testemunhas (18:16). Quando leio esta passagem, me preocupava que minhas orações fossem menos eficazes ao não encontrar alguém para se juntar a mim na oração; no entanto, eu me preocupava porque minha própria fé seria insuficiente. Mas este versículo não significa que a oração se faz eficaz se, pelo menos, se faz com um mínimo de duas pessoas. Este versículo promete que, se há apenas duas testemunhas, e se as orações ou ações na terra têm a ver com algo tão sério como proibir a participação de uma pessoa na igreja, Deus vai apoiar Seus servos aos quais tem autorizado.
Talvez a oração específica que se
tenha em mente é que Deus faz com que o que está em disciplina se arrependa e
seja restaurado. Assim que Jesus deliberadamente contrasta a atitude que pede a
Seus seguidores com as duas ou três testemunhas na lei do Antigo Testamento,
que eram os primeiros a apedrejar aqueles contra quem testemunhavam
(Deuteronômio 17:7). Provavelmente, aludindo a um ditado judaico circulando nos
primeiros séculos desta era: “onde dois ou três estiverem reunidos para estudar
a lei de Deus, a Sua presença estará entre eles”, Jesus garante a seus
seguidores (especificamente às testemunhas) que Sua presença estará com eles,
mesmo na difícil situação de disciplina da igreja (Mateus 18:20). É claro que o
princípio das orações respondidas também se aplica a outras orações, mas aqui
especifica “dois ou três” referindo-se aos “dois ou três” que acabara de
mencionar.”
(KEENER, Craig. A Bíblia em seu
Contexto. Como Aprimorar seu Estudo das Escrituras, Carisma Editora, 1ª Ed.
2016, Págs. 55-56)
Vejam mais por Craig S. Keener:
“Por exemplo, alguns tomam a palavra grega
“arrepender-se”, metanoieo, e a dividem em duas partes, sendo que a segunda,
noieo está relacionada com o pensamento. Portanto, eles dizem, “arrepender-se”
simplesmente significa uma mudança de mente. O problema com esta interpretação
é que o significado das palavras é determinado pelo seu uso, e não por suas
origens! O Novo Testamento geralmente usa “arrepender-se” não no sentido grego
de “mudança de mente”, mas no sentido de “voltar-se” usado pelos profetas do
Antigo Testamento: a mudança radical de nossas vidas do pecado para a justiça
de Deus.
Outro exemplo deste problema ocorre
quando intérpretes falam da igreja como a “congregação”, baseado na palavra grega ekklesia. Certamente somos “reunidos”, mas sabemos disso por outras razões, não porque nós
podemos determiná-lo à partir de ekklesia.
Alguns dividem ekklesia em ek, que significa “fora” e kaleo, que significa “chamar”.
Mas ekklesia já havia sido
usada pelos gregos durante séculos para se referir a uma “assembleia” ou “reunião”. Os judeus que sabiam grego
se referiam à congregação de Israel no deserto como a ekklesia de Deus. Assim, o Novo Testamento não inventou uma nova
palavra para chamar aos cristãos “congregados”;
em vez disso, usa um termo padrão para uma assembleia, e, provavelmente, os
primeiros cristãos pensavam especialmente na assembleia de Deus, o Seu povo no
Antigo Testamento.”
(KEENER, Craig. A Bíblia em seu
Contexto. Como Aprimorar seu Estudo das Escrituras, Carisma Editora, 1ª Ed.
2016, Págs. 92-93)
Bom, considerando que o povo de “DEUS”
é um povo especial sim, para ele, “DEUS”, temos muito a considerar,
principalmente pelo simples fato de que Craig S. Keener não ter considerado a
cultura Política e Grega daquela época. Percebam que em seu comentário acima,
apesar de Craig Keener não relacionar a cultura Grega, ou seja, o costume que
se tinha de reunir as pessoas em assembleias com as questões de poderio, mas com
certeza nos esclarece em relação a alguns pontos, por exemplo: Apesar de Keener
enfatizar que “o significado das palavras
é determinado pelo seu uso, e não por suas origens”, mas a origem também
tem sua importância, tendo em vista que em alguns casos é a origem quem
determina o significado, e em determinados casos, ambos.
Um bom exemplo disso é a palavra
“amor” utilizada por Cristo em João 21:15-17. Aqui ele utilizou por duas vezes
a palavra “Ágape” nos versos 15 e 16, já no 17 utilizou-se de “Philia” ou “Phileo”,
para alcançar Pedro, já que nem Pedro e ninguém, jamais alcançará o amor Ágape...
Neste caso, Ágape é um amor que só existe em “DEUS”, pois faz parte de sua essência e de seu caráter, já Philia é um amor de amizade, é muito mais humano, ao qual muitos tem uns pelos outros...
G25 (Strong Português)
G25 αγαπαω agapao
Talvez de agan (muito) [ou cf 5689 עגב]; TDNT 1:21,5; v
1) com respeito às pessoas
1a) receber com alegria, acolher, gostar muito de, amar ternamente
2) com respeito às coisas
2a) estar satisfeito, estar contente sobre ou com as coisas
Sinônimos ver verbete 5914
G05368 (Strong Português)
G05368 φιλεω phileo
de 5384; TDNT - 9:114,1262; v
1) amar
1a) aceitar
1b) gostar
1c) sancionar
1d) tratar carinhosamente ou cuidadosamente, dar as boas-vindas, favorecer
2) mostrar sinais de amor
2a) beijar
3) gostar de fazer
3a) estar acostumado, habituado a fazer
Sinônimos ver verbete 5914
Agora vejam a definição e o comentário
sobre a palavra “Amar” em Grego no Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico,
Aramaico e Grego de James Strong. © 2002 SBB, Pág. 1807, citando como exemplo Jo. 21:15-17:
G5914 (Strong Português)
5914 - Amar.
Ver definição de αγαπαω
25 (G025 αγαπαω agapao)
Ver definição de φιλεω 5368 (G05368 φιλεω phileo)
Αγαπαω (G025 αγαπαω
agapao), e não φιλεω (G05368 φιλεω
phileo), é a palavra usada do amor de Deus aos homens, φιλανθροπια (Filantropia) é, no
entanto, usado uma vez com este sentido, Tt 3.4. αγαπαω é também a palavra
ordinariamente usada do amor das pessoas a Deus, mas φιλεω é usada assim uma só vez,
1Co 16.22. αγαπαω
é a palavra usada para o amor aos inimigos de alguém. O intercâmbio das
palavras em Jo 21.15-17 é muito interessante e instrutivo.
Neste Sentido, concluímos que:
G1577 (Strong Português) εκκλησια ekklesia [é a Igreja, Espiritual
de “DEUS”], aqui é bom ressaltarmos que está Igreja: “ekklesia”, ela que tem sim, um
significado de um povo mais seleto, geralmente é a visão que se tem de “DEUS”,
ou seja, de cima para baixo, para o homem, enquanto que, quando nos referimos a
nós, de homem para homem, usamos as palavras Congregação = G1997 (Strong Português)
επισυναγωγη episunagoge, mesmo que em sentido meramente Espiritual e
ainda, A palavra G4864 (Strong Português) συναγωγη sunagoge [Assembleia, Sinagoga], com propósitos de
Adoração, mas que é conceituada como sendo, meramente de ajuntamento na terra,
com aspectos terrenos e não Espirituais; mas como disse, mesmo tendo propósitos
de Adoração!
Vejam: εκκλησια 1577 ekklesia [Igreja] - εκκλησια é uma palavra mais restrita, também uma assembleia, mas que inclui somente aqueles “especialmente” reunidos dentre uma enorme multidão, para a transação de negócio. εκκλησια usualmente denota uma associação ou algo mais seleto (a) que συναγωγη episunagoge [Congregação]. Um uso significante de εκκλησια 1577 ekklesia [Igreja] em estrita harmonia com sua derivação era comum entre os gregos. Era uma palavra comum, numa cidade grega livre, para a assembleia legal de todos aqueles que possuíam o direito de cidadão, para a discussão de assuntos públicos. Eram chamados dentre a população toda, “uma porção selecionada dela, que não incluía a massa, nem estrangeiros, nem ainda aqueles que tinham perdido seu direito cívico” (Trench).
G19977 (Strong Português)
G01997 επισυναγωγη episunagoge
de 1996; TDNT - 7:841,1107; n f
1) uma reunião em um lugar
2) assembleia (religiosa) (dos cristãos)
No Antigo Testamento:
Ezequiel 20:41 - “Como cheiro
suave vos aceitarei, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregarH6908 dos países em
que fostes espalhados; e serei santificado em vós à vista das nações.”.
Ezequiel 28:25 - “Assim diz o
Senhor Deus: Quando eu congregarH6908 a casa de Israel
dentre os povos entre os quais estão espalhados, e eu me santificar entre eles,
à vista das nações, então habitarão na sua terra que dei a meu servo, a Jacó.”
Sofonias 3:8 - “Portanto
esperai-me a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo;
porque o meu intento é ajuntar nações e congregarH6908 reinos, para
sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; pois esta
terra toda será consumida pelo fogo do meu zelo.”
H6908 (Strong Português)
H06908 קבץ qabats
uma raiz primitiva; DITAT
- 1983; v.
1) reunir, juntar
1a) (Qal) reunir, coletar, juntar
1b) (Nifal)
1b1) juntar, ajuntar
1b2) ser reunido
1c) (Piel) reunir, ajuntar, levar
1d) (Pual) ser reunido
1e) (Hitpael) ajuntar, ser ajuntado
No Novo Testamento:
João 11:52 - “e não somente pela nação, mas também para congregarG4863 num só corpo os filhos de Deus que
estão dispersos.”
OBS:
A palavra G4864 (Strong Português) συναγωγη sunagoge [Sinagoga], com propósitos meramente de
ajuntamento na terra, com aspectos terrenos e não Espirituais e como já disse,
mesmo que tenha propósitos de Adoração, mas que trata-se apenas do ajuntamento
com propósitos, embora exista também a adoração e, portanto, com propósitos e
características espirituais, mas com muito mais características terrenas,
conceitualmente falando, pois é o propósito linguístico da palavra em seu
sentido conceitual!
G4863 (Strong Português) - [1)
reunir com; 1a) retirar, recolher; 1a1) de peixes; 1a2) de uma rede na qual são
pescados; 2) juntar, reunir, fazer encontrar-se; 2a) juntar-se, unir (aqueles
previamente separados); 2b) reunir por meio de convocação; 2c) estar reunido,
i.e., reunir-se, encontrar-se, unir-se; 3) trazer consigo; 3a) para dentro de
casa, i.e., receber com hospitalidade, entreter]
G04863 συναγω sunago
de 4862 e 71; v
1) reunir com
1a) retirar, recolher
1a1) de peixes
1a2) de uma rede na qual são pescados
2) juntar, reunir, fazer encontrar-se
2a) juntar-se, unir (aqueles previamente separados)
2b) reunir por meio de convocação
2c) estar reunido, i.e., reunir-se, encontrar-se, unir-se
3) trazer consigo
3a) para dentro de casa, i.e., receber com hospitalidade, entreter
Bom, vamos concluir a primeira parte deste
estudo com a seguinte reflexão:
A palavra Grega, G1577 (Strong Português) εκκλησια ekklesia, sempre foi empregada
pelos estudiosos no sentido de “ajuntamento”, uma “reunião
de pessoas”, e ainda, “assembleia”, neste sentido, principalmente os estudiosos
Neotestamentários (Termo religioso para
se referir aos livros e as Cartas Paulinas da Bíblia no Novo Testamento). Já
no Antigo Testamento, os autores bíblicos utilizaram-se de outras palavras semelhantes,
a exemplo da palavra hebraica H6950 (Strong Português) קהל qahal,
que significa literalmente “uma multidão de pessoas” ou ainda, uma “reunião de
pessoas”, para designar uma assembleia constituída pelo povo de Deus, conf. Deut. 10:4;
23:2,3; 31:30 e Sal. 22:23. Já na Septuaginta, esse mesmo termo geralmente é
traduzido pelo grego ekklesia. Da mesma forma, também utilizaram da palavra
hebraica H5712 (Strong Português) עדה Ìedah em Êxodo
12:3 com o mesmo sentido...
H6950 (Strong Português)
H06950 קהל qahal
uma raiz primitiva; DITAT - 1991; v.
1) reunir, juntar
1a) (Nifal) reunir
1a1) por razões religiosas
1a2) por razões políticas
1b) (Hifil) convocar uma assembleia
1b1) para guerra, julgamento
1b2) para fins religiosos
H5712 (Strong Português)
H05712 עדה Ìedah
procedente de 5707 no sentido original de acessório; DITAT - 878a; n f
1) congregação, assembleia.
E mais, em Gênesis 12:1, o Senhor
manda que Abraão; na ocasião, ainda Abrão, para que saia de sua parentela. Se
atentarmos para o verbo “Hifil” nesta passagem, percebemos que a ordem dada por
“DEUS”, foi de forma que Abraão saísse do meio daquele povo, mas que, na
perspectiva de “DEUS”, ou seja, considerando sua visão, foi para que Abraão
viesse em sua direção, ou seja, saia do meio do povo e venha para junto de mim,
em outras palavras, saia do meio da ralé e venha fazer parte de um povo seleto;
o meu povo, o “Povo de DEUS”...
Em Gênesis 12:1 – “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-teH3212 da tua terra, da tua parentela, e da
casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”
H3212 (Strong Português)
H03212 ילך yalak
uma raiz primitiva [veja 1980]; DITAT - 498; v
1) ir, andar, vir
1a) (Qal)
1a1) ir, andar, vir, partir, prosseguir, mover, ir embora
1a2) morrer, viver, maneira de viver (fig.)
1b) (Hifil) guiar, trazer, levar embora, carregar, fazer andar
Um abraço amados e até aproxima parte
deste estudo!
Referências:
JOHN, MacArthur. Comentário do Novo Testamento / MacArthur New Testament Commentary, Editora: Moody Publishers; New edição, 1 agosto 2001, 352p. ISBN-10: 0802452620, ISBN-13: 978-0802452627
KEENER, Craig. A Bíblia em seu Contexto. Como Aprimorar seu Estudo das Escrituras / The Bible in its Context: How to improve your Study of the Scriptures. Copyright © 2016, por Craig Keener, Publicado em Português por Carisma Editora1ª Edição 2016.
Dicionário Bíblico Ebenézer v3.0,
Dicionário Bíblico Strong. Léxico
Hebraico, Aramaico e Grego de James Strong.
© 2002 Sociedade Bíblica do Brasil
http://www.sbb.org.br
Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa Ed. de LUXO
Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa
Texto Editora, Ed. de LUXO. Colaboração: Verbalis – Computação e
Linguagem Ltda. www.TE.pt,
www.universal.TE.pt,
www.educacao.TE.pt
Bíblia de Estudos PALAVRAS-CHAVES Hebraico e Grego
CPAD-Casa Publicadora das Assembleias de Deus, AMG Editorial Division e AMG Publishers-Dicionário de Estudos Completos de Palavras do Hebraico e Grego. Exegese, Homilética e Estudos Bíblicos. ARC-Almeida Revista e Corrigida 4ª Edição,
Bíblia de Estudos Dake,
Bíblia de Estudos NVI - Editora Vida
Bíblia de Estudos Arqueológica NVI - Editora Vida
Bíblia de Estudos Cronológica – Aplicação Pessoal,
Bíblia de Estudos de Jerusalém,
Bíblia de Estudos John MacArthur,
Bíblia de Estudos Thompson,
Bíblia de Estudos Plenitude,
Bíblia de Estudos Almeida,
Bíblia de Estudos do Expositor de Jimmy Swaggart,
Bíblia de Estudos Pentecostal,
Bíblia de Estudos Anotada e Expandida de “Charles Caldwell Ryrie”,
Th.D. e Ph.D.
Bíblia de Estudos “Edição de Família”, [ Católica ],
Bíblia de Promessas - Por Livros e Por temas,
Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0.40,
Mini Aurélio Dicionário Eletrônico versão 5.12.83, 7ª Edição, 2004 Dicionário
Michaelis da Língua Portuguesa - UOL,
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa v3.0 de Jun/2009.
Simplesmente maravilhoso, muito bom e esclarecedor.
ResponderExcluirE se considerarmos o que se prega por ai sobre ser igreja, percebemos que existe muitos interesses por trás.
Verdade Patrick, infelizmente!
ExcluirE obrigado por sua interação...
Excelente!
ResponderExcluirEsperando a continuação...
Obrigado Karina!
ExcluirAssim que possível estarei postando a continuação... Mas só lembrando, é que eu alterno entre um blog e outro, devido o tempo que programei para postagens nos mesmos.
Ok, entendi e concordo em gênero, número e grau... A propósito, um excelente artigo, e também estou esperando a continuação.
ResponderExcluirMas o que não entendo é o porque de se pregar tantas heresias no meio cristão!
Pois é, Patrícia!
ExcluirInfelizmente me parece que muitos estão muito mais preocupados em disseminar doutrinas de Igrejas que verdadeiramente o que Cristo pregou, ou seja, a verdadeira doutrina Cristã!
Ótimos esclarecimentos a respeito do que é ser "Igreja de Cristo". Normalmente ouvimos que só quando estamos reunidos com outros irmãos é que somos Igreja.
ResponderExcluirSempre pensei que existia algo de errado com esse pensamento, só não sabia exatamente como explicar isso, coisa que você fez com maestria; característica típica de quem tem conhecimento profundo das Escrituras Sagradas, parabéns Rogério...
Obrigado Ricardo!
ExcluirUm abraço e fica com "DEUS"...
Só uma curiosidade, qual é a sua formação Rogério?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBom, a começar, títulos não me definem, e apesar de atestar conhecimento, mas na vida de alguns, não é o que temos visto!
ExcluirJustamente por isso me identifico como um "Estudioso das Escrituras Sagradas e de Culturas Cristãs", como consta na maioria dos perfis de minhas redes sociais e de alguns sites e blogs a qual tenho cadastro, a exemplo do JusBrasil: https://rogeriorsf.jusbrasil.com.br
Bom, minha formação básica é:
Bacharel em teologia
- Escola Superior de Teologia Juanribe Pagliarin - ESTJP /
- Universidade Estácio de Sá
- Técnico Contábil
- Auditor Interno
Conselho Regional de Contabilidade Natal/RN
CRC-RN 006362 / O-3 (Inativo por não exercer mais a profissão)
- Técnico Provisionado em Laboratório
- Laboratorista Químico
Conselho Regional de Química Natal/RN
CRQ-RN 15500026 / XV Região (Inativo por não exercer mais a profissão)
Além, é claro, de outras formações mas sem muita relevância considerando o assunto em questão, a exemplo de ter conhecimento como Técnico de Enfermagem, tendo largado o curso no 5º período, dentre muitos outros, a exemplo também de ser:
- Brigadista Químico (Primeiros Socorros / Voltado à área Química)
SOS COTEC – Consultoria e Tecnologia Ecológica LTDA
- Prevenção de Acidentes no Trabalho (CIPA)
Ambiental Safety
- I Seminário de Pesquisa em Letramento
Promovida Pela Base de Pesquisa, “Letramento e Etnografia”, em Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – UFRN.
Um abraço amado e fica com "DEUS"...
Bom dia Professor,
ResponderExcluirTenho uma dúvida, afinal, Cristo desceu ou não ao inferno?
Bom dia,
ExcluirBom, aqui é importante entendermos alguns conceitos e princípios bíblicos e o que eles representam:
- Inferno - diferente do que muitos pensam, os Judeus em determinados aspectos estão certos a respeito dele, ou seja, ele realmente é um lugar de transição; só que eles erram ao estabelecer tempo. Para eles o tempo máximo que se pode passar no inferno é um ano, fora isso, eles pensam em regeneração, o que é antibíblico. Só lembrando que aqui também há sofrimento intenso, só que não eterno já que é um lugar de transição. Depois daqui as pessoas irão a julgamento e depois, uns para condenação eterna e sofrimento eterno (Lago de Fogo e Enxofre). Apoc. 19:20; 20:10 e 20:14-15 e outros para viver eternamente com Cristo; e isso não é viver na eternidade, só Deus vive na eternidade, ou seja, fora do tempo.
- Lago de Fogo e Enxofre - esse sim é um lugar de sofrimento eterno, conforme passagens já citadas.
Bom, em Luc. 16:19-31 (A Passagem do Risco e Lázaro), vemos muito bem estes conceitos e princípios sendo aplicados e de forma bastante claras.
Tente conseguir o "Plano Divino Através dos Séculos", que é um mapa que define isso de forma a ficar mais fácil entender. Ele é da editora das Assembleias de Deus a CPAD e não custa tão caro assim, nele você vai encontrar as passagens bíblicas que dizem respeito a cada momento em questão.
Essa visão, apesar de estar de acordo com as Escrituras Sagradas, mas é rejeitada por muitos porque parte deste pensamento é Grego e parte é Judaico, mas não importa de onde a verdade vem, importa ser a verdade (Jo. 8:32).
Ao considerarmos tudo isso, devemos nos perguntar o seguinte: quem morre em pecado para onde vai? e quem morre salvo para onde vai?
respostas:
- Quem morre em pecado vai para o inferno e depois do julgamento vai para o lago de fogo e enxofre.
- E quem morre salvo vai para o "Seio de Abraão" (Luc. 16:19-31) e depois para viver eternamente com Cristo.
Mas aqui, há outro fator a considerarmos, Cristo apesar de morrer por causa de nossos pecados, estes não eram dele e apesar de não ser dele, mas ele os estavam carregando, por isso ele foi "Maldito de Deus" (Deut. 21:22-23 e Gál. 3:13).
Tendo isto em mente, entendemos que justamente por estes fatores, ele não poderia estar no Seio de Abraão e muito menos no inferno. Mas aonde ele estaria então! naquilo que os Gregos chamam de "Mansão dos Mortos", que é um lugar espiritual, mas que há sim sofrimento comparado ao sofrimento eterno do lago de fogo e enxofre, que é o inferno, mas também há o gozo de se estar salvo, justamente no Seio de Abraão. Ou seja, esta "Mansão dos Mortos" é onde se encontra o "inferno" e o "Seio de Abraão". Lembrem-se, ele é um lugar espiritual!
Neste sentido, a mansão dos mortos é um termo bíblico usado para definir a posição acima e o qual refere-se ao lugar das almas que morrem, ainda hoje. Muitas vezes são utilizados nas Escrituras Sagradas os termos: Seol, Hades ou inferno. Local em que as as pessoas são privadas do mundo físico. E foi lá que Cristo foi.
Outra coisa a considerarmos aqui, é que Cristo desceu lá, mas não propagou o Evangelho de forma a Salvar, não foi neste sentido, mas de forma a mostrar seu glorioso poder àqueles que se encontravam ali; proclamar a boa notícia aos espíritos em prisão no sentido de alimentar a fé daqueles que estavam, no Seio de Abraão, tendo em vista que a passagem de Lucas citada, nos mostra que há sim, dor e sofrimento ali, mas também há alívio e conforto, que foi justamente o que Cristo vez àqueles salvos.
Um abraço,
Amado (a) e fica com Deus...