Atenção, Importante! Meditem no texto...!
Amados, meditem no texto logo abaixo e, depois
estarei fazendo um comentário a respeito do mesmo e que, devidamente irei
postar!
Os amados irão entender os motivos de meu
comentário!
Piores alunos do Ensino Médio estão se tornando
professores...
O enorme contingente de alunos abaixo
do nível aceitável, acompanhado de preocupantes índices de analfabetos
absolutos e funcionais no Brasil, na verdade, não são culpa (apenas) da má
qualidade de formação que algumas universidades oferecem aos futuros
professores ou de escolas com péssima gestão. “O buraco é bem mais embaixo”,
lamenta João Batista Araújo e Oliveira, Ph.D. em Pesquisa Educacional pela Universidade
do Estado da Flórida (1973) e presidente do Instituto Alfa e Beto. A
organização realizou uma pesquisa, publicada em 2016, em que mostrou o perfil
de grande parte dos alunos dos cursos de Pedagogia no Brasil, sendo que a
maioria desses estudantes obteve notas no Enem menores que a da média nacional.
Em seu ponto de vista, o problema
central do sistema educacional está na forma de recrutamento para quem quer se
tornar docente.
À
Gazeta do Povo, Araújo defende que é necessário selecionar pessoas de mais
talento e bagagem intelectual...
Mas nem tudo são
notícias negativas. O Brasil, diz a organização, é um dos
nove países que mais
reduziram - em 18% - o número de estudantes com
problemas em matemática
básica no período entre 2003 e 2012, ao lado de
México, Tunísia,
Turquia, Alemanha, Itália, Polônia, Portugal e Rússia.
Na área matemática,
67,1% dos alunos brasileiros estão abaixo do nível 2 - ou
seja, longe dos níveis 5
e 6, que exigem mais conhecimento. Esses patamares
são alcançados apenas
por 0,8% dos estudantes brasileiros. No ranking, o
país fica em 58º lugar,
somando 391 pontos na escala do Pisa, contra uma
média de 494 pontos
obtidos por estudantes que vivem em países-membros
da OCDE, entidade composta por 34 nações.
Com a consolidação estatal da
exigência de adaptação científica à realidade cultural e territorial da nação
para atender às necessidades humanas, os pesquisadores são, inevitavelmente,
levados à busca pela inovação e pela originalidade.
O Plano Quinquenal levou um total de
US$ 1,7 trilhão a vários setores tecnológicos bastante estratégicos para a
economia (entre os quais: energia renovável, biotecnologia, tecnologias e
cientes e ecológicas, carros elétricos e nova geração de Tecnologia da Informação).
Já o Plano Nacional, de médio e longo prazos, visa enfrentar o que talvez seja
o maior dessa o dos avanços tecnológicos..., que é melhorar a capacidade de
inovação do setor.
Devem ser atribuídas funções e poderes
aos profissionais deste campo: maior poder de decisão quanto ao percurso
tecnológico, maior controle sobre os fundos e uma maior autoridade sobre a
mobilização de recursos. É preciso dar liberdade aos cientistas para que possam
aprimorar seus trabalhos, reduzindo interferências comerciais e institucionais.
Essa decisão faz parte da nova fase de industrialização marcada pela inovação...
Como é possível melhorar a educação no Brasil? É
melhor investir no treinamento e capacitação de mais professores ou na
modernização das escolas? O currículo escolar deve passar por alterações, para
preparar as pessoas para os desafios da era da globalização? E como é possível
resolver os problemas da evasão e repetência escolares?
Amados!
Estarei comentando, no pôster que logo estarei disponibilizando:
“Avaliação
e Comentários do texto - Atenção, Importante! Meditem no texto...!“
Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471 / 99622-8473
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