Famílias e Relacionamentos

domingo, 13 de janeiro de 2019


A “Lei” e a “Graça” Maravilhosa de “DEUS”
Conclusão, Part. 1-2

Amados! Estamos terminando mais um estudo, mas antes, para concluirmos, gostaria de salientar; pois que, caso se não mudarmos nosso pensamento a respeito da “Lei Maravilhosa de DEUS” e de sua “Graça Maravilhosa”, iremos sempre ter o entendimento distorcido a respeito das mesmas!


Romanos 2:12 - “Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. - 13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei. - 14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. - 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), - 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.”


Vejam mais uma vez!

Romanos 2:13 - “Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei.”... Amados, é bom salientarmos mais uma vez e esclarecermos, que a lei, apesar de nos dar parâmetros de retidão e justiça diante de “DEUS”, para obtermos nossa Salvação, mas nossa Salvação não vem através dela, mas sim de “Cristo”, não devemos associar as leis, a salvação, não no sentido que associam hoje!



Amados, imaginem a seguinte situação:

Você viaja muito, isto mesmo, e, precisa sempre ter alguns cuidados com a manutenção de seu carro; motor, pneus, etc. no caso de pneus, como você viaja sempre, de manhã e principalmente a tarde, seus cuidados, devem ser redobrados!

Por exemplo, a respeito da calibração, sabemos que o ar quente é mais leve e se por acaso, um pneu for cheio com ar quente, ele perde sua estabilidade na estrada, sabe-se justamente, não só por este motivo, mas por outros também, que os pneus, são recomendados a serem calibrados, quando ainda frios, ou seja, quando ele estiver a algum tempo em repouso, para que se tenha a real noção de calibragem correta, mas adequada, pois a temperatura quente, distorce a real situação da calibragem!


Vejam!

Pressão e Calibragem:
Quando o assunto é a pressão dos pneus, os motoristas devem ter uma atenção redobrada. A calibragem deve estar sempre em dia, já que a baixa pressão pode, entre outros problemas, acelerar o desgaste dos pneus, fazer com que o carro consuma mais combustível ou “que haja perda de estabilidade nas curvas”. Você sabia que uma má calibração pode indicar até 20% de consumo de combustível a mais? Pois é, é por isso que os fabricantes determinam o calibre dos pneus que são adequados para cada tipo de veículo, sendo assim verifique qual é o mais adequado para o seu, normalmente você encontra essa informação no manual do seu carro (para quem usa Nexer pode perguntar no chat disponível para o motorista). Além disso, é importante que, antes de viagens em alta velocidade, o motorista ajuste a pressão dos pneus com eles frios e o veículo já carregado.


Peso:
Uma outra dica importante diz respeito às influências do peso dos veículos no desempenho dos pneus. Não é incomum que em alguns momentos você tenha que dirigir com o seu carro lotado, em condições de carga máxima. Porém, é importante que isso não vire uma rotina, pois o carro cheio todos os dias pode deformar os pneus e ainda ocasionar problemas na suspensão e na embreagem do veículo. Além disso, não se esqueça que a manutenção preventiva de freios, molas e rolamentos é muito importante e deve ser sempre realizada no período correto. Vejam o link abaixo...



Calibragem e Pressão:
A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil, além de prejudicar o consumo de combustível do carro. O motorista deve checar as pressões dos pneus em intervalos de, no máximo, duas semanas, mantendo a indicada no manual do proprietário e em etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível. Lembre-se de efetuar a calibragem com pneus frios e que a pressão indicada pode de acordo com a condição de carga do veículo. Vejam o link abaixo...



Nunca deixe os pneus esvaziarem abaixo do limite de segurança. O ideal é checar a pressão semanalmente, calibrando de acordo com o nível determinado no manual do proprietário. De preferência, faça isso pouco depois de ligar o carro, enquanto os pneus estão frios. A alta temperatura faz com que a pressão interna aumente, enganando na hora de conferir a calibragem. Se não puder evitar, coloque 4 psi a mais do que o recomendado. Além disso, andar com os pneus cheios também ajuda a economizar combustível . Vejam o link abaixo...



Vejam ainda a este respeito, mas alguns link’s!





Bom! Mas o que isto tem a ver com nosso estudo!

Amados! Da mesma forma que existe uma lei natural, que nos indica que devemos calibrar um pneu, ainda frio, para que o mesmo seja calibrado adequadamente e desta forma nos ajude a aumentar nossa segurança na estrada, assim funciona a “Lei de DEUS”, para que tenhamos e estejamos em seu caminho, adequadamente! Sem este conhecimento amados, a calibração vai mal e nos colocaria em perigo constante!

Amados! Esta é a importância da “Lei de DEUS”, em nossas vidas e no que diz respeito a nossa salvação! Sem ela, sem este parâmetro de retidão e justiça Divina, estaremos expostos às ciladas malignas de satanás e consequentemente, colocando nossa salvação em risco! Lembrem-se, “Cristo” é a porta, mas temos que nos deixar conduzir a ela e passar por ela, para que obtenhamos nossa Salvação...!



Amados! Desde mesmo antes da fundação do mundo “DEUS” o “Espírito Santo” e “Jesus Cristo”, estavam lá e na criação, conf. Jo. 1:3, 10; Heb. 1:2, 9:26; 1 Ped. 1:18-20... Desta forma, entendemos e não precisamos ser muito inteligentes para podermos perceber tal coisa, que assim como eles estavam lá, seus atributos também estavam, portanto, a “Graça Maravilhosa de DEUS”, também estava lá desde o princípio, apenas ela não tinha se manifestado da forma como nos foi no Novo Testamento, através de “Cristo”, ela se manifestou diferente, por exemplo, no perdão, representado pelos sacrifícios, até mesmo, na constituição de suas leis, para entrarmos em retidão e justiça Divina e quando nos prometeu sua “Maravilhosa Salvação”, “Cristo” e muito mais ainda, quando cumpriu no Novo Testamento...

Percebam amados, que desta forma, tiramos de nossas mentes que a salvação no “Antigo Testamento”, era através das leis, na verdade, ela nunca foi e jamais será. Amados, a Salvação, sempre nos foi dada, através da “Graça Maravilhosa de DEUS”; “Cristo”, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, mesmo que ela, ou seja, àquilo ou àquele que ele objetivava, ainda não estivesse fisicamente entre nós, conforme nos deixa claro estes objetivos em, Romanos 10:4...!


Romanos 10:4 - “Pois Cristo é o fimG5056 da lei para justificar a todo aquele que crê.”,

Romanos 10:4 - “Pois Cristo é o (objeto, propósito, a finalidade) da lei para justificar a todo aquele que crê.”,

G5056 (Strong Português) - [ 1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo); 1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito. OBS: Percebam amados, que “telos”, tem o sentido de “propósitos”, “objetivos”, portanto, não tem e nem indica causa final no sentido de cessação e sim de, “ter por objetivo”, “ter por finalidade(causa, propósito)” e ainda, “tem propósito”, etc. ]
G05056 τελος telos
da palavra primária tello (estabelecer um ponto definitivo ou objetivo); TDNT - 8:49,1161; n n
1) fim
1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo)
1b) fim
1b1) o último em uma sucessão ou série
1b2) eterno
1c) aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim, resultado
1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito
2) taxa (i.e., imposto indireto sobre bens)
Sinônimos ver verbete 5941


Vejam! Estas passagens, que nos declaram a salvação, através de Cristo e não das leis, já no Antigo Testamento...

O Proto Evangelho, Gênesis 3:15, o primeiro Evangelho, pois nos fala de “Cristo” e justamente por este motivo é considerado como o primeiro Evangelho, mesmo que no Antigo Testamento...!

Gênesis 3:15 - “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”,


Êxodo 15:2 - “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tem tornado a minha salvação; é ele o meu Deus, portanto o louvarei; é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.”,


Em Números 21:8, a Serpente de Bronze, que é uma tipologia de “Cristo” na cruz, por isto mesmo o representa, assim como a sua Salvação...!

Números 21:8 - “Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.”.

Ou seja, todo àquele que olhar para o Cristo na cruz, será salvo, em outras palavras mais compreensíveis, todo àquele que reconhecer e crer que cristo morreu por ele, e o aceitar como Senhor e Salvador de suas vidas, obterá a Salvação!

Percebam amados, que nem sempre a “serpente” simboliza satanás, neste caso específico, simboliza “Cristo”... Assim como satanás, anda em nosso derredor rugindo como um “leão”, as “Escrituras Sagradas” nos diz que “Cristo” é o “Leão da Tribo de Judá”, conf. Apoc. 5:5...


Outra coisa amados!

Percebam, que já desde através de Moisés, nossa Salvação é declarada às claras, vejam!

Deuteronômio 18:15-19 - “O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; - 16 conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembleia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. - 17 Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. - 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. - 19 E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas.”... Este profeta é “Cristo” amados!


Nossa Salvação, “O Senhor Jesus Cristo”, declaradas através dos salmos...!

Salmos 18:2 - “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.”

Salmos 27:1 - “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”


Vejam ainda!

Hebreus 1:2 - “nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;”,

1 João 2:23-25 - “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. - 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. - 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”,

2 João 1:4-6 - “Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai. - 5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. - 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.”,


Amados! Quando fazemos um estudo bem detalhado a respeito das leis instituídas por “DEUS”, percebemos que desde o princípio e vemos isto no Antigo Testamento, o seu povo, não entenderam a importância das mesmas e muito menos seus objetivos, percebam que, as leis só foram instituídas, ou seja, proclamada ao povo, depois que o homem foi criado. E depois que o pecado entrou no mundo, foi instituído leis básicas, ou seja, que era a base para que, o povo se deparasse com um parâmetro de conduta e de Justiça, que os impedisse de continuar em pecado e desobediência diante de “DEUS”, que neste caso, foi os “Dez mandamentos”, quanto as primeiras leis dada ao povo, conf. Gên. 2:16-17, como exemplo...


Outra coisa! Percebam que “DEUS” instituiu, leis, preceitos e mandamentos, vejam!

Gênesis 26:5 - “porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.”,

Levítico 18:4-5 - “Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus. - 5 Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor.”.


Amados! A este respeito, ou seja, leis, preceitos e mandamentos, estou elaborando estudos, portanto aguardem, pois já tenho e estou trabalhando em vários temas para poder postar! Portanto, fiquem atentos e acompanhem meus estudos!


Amados! Para entendermos isto, vejamos o que nos diz no livro de Ester e no livro de Daniel sobre as palavras e conduta de um rei, sobre o poder de suas palavras e o efeito das mesmas na vida de àquele povo...

Ester 1:10-22 - “Ao sétimo dia, o rei, estando já o seu coração alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigta, Abagta, Zétar e Carcás, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, - 11 que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, pois era formosíssima. - 12 A rainha Vasti, porém, recusou atender à ordem do rei dada por intermédio dos eunucos;  pelo que o rei muito se enfureceu, e se inflamou de ira. - 13 Então perguntou o rei aos sábios que conheciam os tempos (pois assim se tratavam os negócios do rei, na presença de todos os que sabiam a lei e o direito; - 14 e os mais chegados a ele eram:  Carsena, Setar, Admata, Társis, Meres, Marsena, Memucã, os sete príncipes da Pérsia e da Média, que viam o rosto do rei e ocupavam os primeiros assentos no reino) - 15 o que se devia fazer, segundo a lei, à rainha Vasti, por não haver cumprido a ordem do rei Assuero dada por intermédio dos eunucos. - 16 Respondeu Memucã na presença do rei e dos príncipes:  Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. - 17 Pois o que a rainha fez chegará ao conhecimento de todas as mulheres, induzindo-as a desprezarem seus maridos quando se disser:  O rei Assuero mandou que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, e ela não veio. - 18 E neste mesmo dia as princesas da Pérsia e da Média, sabendo do que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei;  e assim haverá muito desprezo e indignação. - 19 Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se entre as leis dos persas e dos medos para que não seja alterado, que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e dê o rei os seus direitos de rainha a outra que seja melhor do que ela. - 20 E quando o decreto que o rei baixar for publicado em todo o seu reino, grande como é, todas as mulheres darão honra a seus maridos, tanto aos nobres como aos humildes. - 21 Pareceu bem este conselho ao rei e aos príncipes;  e o rei fez conforme a palavra de Memucã, - 22 enviando cartas a todas as províncias do rei, a cada província segundo o seu modo de escrever e a cada povo segundo a sua língua, mandando que cada homem fosse senhor em sua casa, e que falasse segundo a língua de seu povo.”


Percebam amados, que as atitudes da rainha Ester, foi exatamente ao contrário da rainha Vasti, ela fez questão, mesmo correndo o risco de ser punida, pois precisava da autoridade, da ordem, do rei ou de seu chamado para estar em sua presença, mesmo ela sendo sua rainha, conf. Est. 4:10-17...

Ester 4:10-17 - “Então falou Ester a Hataque, mandando-o dizer a Mardoqueu: - 11 Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva;  mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei. - 12 E referiram a Mardoqueu as palavras de Ester. - 13 Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester:  Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. - 14 Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis;  e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino? - 15 De novo Ester mandou-os responder a Mardoqueu: - 16 Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia;  e eu e as minhas moças também assim jejuaremos.  Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei;  e se eu perecer, pereci. - 17 Então Mardoqueu foi e fez conforme tudo quanto Ester lhe ordenara.”


Percebam ainda, que no momento em que ela entrou na presença do rei Assuero, ele estendeu o cetro para ela, autorizando a mesma a se achegar até ele...!

Ester 5:2-3 - “E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou favor dele;  e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão.  Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro. - 3 Então o rei lhe disse:  O que é, rainha Ester?  qual é a tua petição?  Até metade do reino se te dará.”,


Percebam amados, que as atitudes de um verdadeiro servo(a) de “DEUS” é interceder pelo povo, não apenas, por si mesmo...!


Daniel 6:15 - “Nisso aqueles homens foram juntos ao rei, e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e persas que nenhum “interdito” ou “decreto” que o rei estabelecer, se pode mudar.”,

As leis, amados, nos foram dadas, para que, através delas, tivéssemos um parâmetro e que através deste, não nos desviássemos nem para a direita e muito menos para a esquerda! Desta forma, representando verdadeiramente a Imagem e Semelhança de DEUS, vejam as passagens abaixo!


Números 22:26 - “Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.”,

Deuteronômio 2:27 - “Deixa-me passar pela tua terra; somente pela estrada irei, não me desviando nem para a direita nem para a esquerda.”,

Deuteronômio 5:32 - “Olhai, pois, que façais como vos ordenou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda.”,

Deuteronômio 17:11, 20 - “Conforme o teor da lei que te ensinarem, e conforme o juízo que pronunciarem, farás da palavra que te disserem não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda. - 20 para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel.”,

Deuteronômio 28:14 - “não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires.”,

Josué 1:7-8 - “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. - 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”,

Josué 23:6 - “Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda;”,

1 Samuel 6:12 - “Então as vacas foram caminhando diretamente pelo caminho de Bete-Semes, seguindo a estrada, andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda; e os chefes dos filisteus foram seguindo-as até o termo de Bete-Semes.”,

2 Reis 22:2 - “Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda.”,

2 Crônicas 34:2 - “Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.”,

Provérbios 4:27 - “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.”.



Um abraço amados e até a parte dois da conclusão deste estudo!



Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471 / 99622-8473

Nenhum comentário:

Postar um comentário