O Espinho nas Carnes do Apóstolo Paulo
Part. 2-2
Outra coisa que quero ressaltar aqui
amados; é que muitos creem, erroneamente, é claro! Que depois que aceitamos
“Cristo” como único Senhor e salvador de nossas vidas, estamos isentos de
enfermidades e se estas vêm, não precisamos tomar medicamentos e é porque não
estamos em comunhão com “DEUS”! Eles usam para isto, Isaías 53:4-5 - “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas
enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito,
ferido de Deus, e oprimido. - 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas
transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos
traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”.
Acontece amados, que isto nem sempre é
verdadeiro e esta passagem Bíblica, não quer dizer isto, ao menos para agora e
sim no final dos tempos, conf. Apoc.
21! Em momento oportuno, exporei mais, sobre o que realmente ela quer dizer, mas
não neste estudo, mas deixo já aqui uma noção do que esta passagem quer dizer.
Vejam amados! Se pararmos para pensar, “Cristo” morreu por mim e por você, por
toda a humanidade, agora paremos para nos perguntar, eu estou Salvo? Você estar
Salvo? De acordo com os Evangelhos, “Cristo” morreu por nossos pecados, então
para alguns desavisados, estamos Salvos sim! Não amados! Ele nos deu o direito
á Salvação que tínhamos perdido, mas que para adquirirmos, ou seja, para usufruirmos
deste direito, para entrarmos pela porta da Salvação que é “Cristo” temos que perseverar
até o fim, caso contrário, ele não nos alertaria a este respeito! Amados, achar
que estamos Salvos, sem precisarmos nos santificar, isto é premissa tola, um
silogismo, pois de acordo com estes pensamentos, se estamos Salvos, ou seja, se
“Cristo” nos Salvou, nada tirará de nós esta Salvação. Bom! Se estivermos em
comunhão com ele, sim, isto se torna verdadeiro, mas se não estivermos, não
obteremos nossa Salvação, mesmo “Cristo” tendo morrido por nós. Amados! “Cristo”
nunca nos disse, que poderíamos nos desviar de sua palavra, muito pelo
contrário, ele nos diz: “aquele que perseverar até o fim, receberá a coroa da
vida, ao que vencer”, vejam!
Tiago
1:12 - “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de
aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”
Apocalipse 2:10 - “Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Amados! Atentem para os falsos
silogismos, vejam!
O homem tem dois pés, galinha tem dois
pés, logo galinha é homem!
Ou o inverso, amados!
A galinha tem dois pés, o homem tem dois
pés, logo o homem é galinha!
Perceberam amados, que estas falsas
deduções ou silogismos, podem causar uma falsa premissa! Isto acontece
justamente com Isaías 53, se o analisarmos fora de contexto!
Portanto amados! Isaías 53:4-5, diz
respeito ao futuro e não aos dias atuais!
Amados! Temos que ser prudentes e esta
virtude esta em falta em muitos que se dizem “Cristãos”, pois desconhecem a palavra
de DEUS em seu contexto. E neste sentido, ela se contradiria com a história de
Jó, por exemplo, dentre muitas outras passagens Bíblicas, que nos mostra, que
em alguns casos, não se trata disto! Outra coisa, as aflições de que “Cristo”
nos fala que teremos, não são apenas espirituais, mas também físicas, a vida
dos Apóstolos nos prova isto. Mas hoje! Muitos se acham santos demais e por
isto creem erroneamente, que, se alguém passar, por este tipo de angústias é
porque não estão em comunhão com “DEUS”! Percebam ainda, que algumas vezes ele
de alguma forma desviou-se daqueles que queriam apenas milagres, porque será
isto! Porque as pessoas só queriam curas, mas viver de acordo com a “Palavra de
DEUS”, ninguém queria, ainda vemos muito isto hoje, muitos estão dentro da casa
do Senhor, se dizem “Cristãos”, mas suas atitudes e práticas nos mostram o
contrário, conf. Mat. 7:15-23...
Percebemos que os Apóstolos passaram por
angústias a aflições físicas inclusive, depois que “Cristo” ascendeu aos céus,
vemos isto, quando ele, através do Apóstolo Paulo nos diz: 2 Coríntios 6:5 - “em açoitesG4127, em prisões,
em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns,” e em, Tiago 5:11 - “Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram afliçõesG5278. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor
lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.”!
G4127 (Strong Português)
G04127 πληγη plege
de 4141; n f
1) golpe, pancada, ferida
2) calamidade pública, aflição dura, praga
de 4141; n f
1) golpe, pancada, ferida
2) calamidade pública, aflição dura, praga
G04141 πλησσω plesso
aparentemente outra forma de 4111 (da idéia de aplanamento); v
1) golpear, ferir
aparentemente outra forma de 4111 (da idéia de aplanamento); v
1) golpear, ferir
G5278 (Strong Português)
G05278 υπομενω hupomeno
de 5259 e 3306; TDNT - 4:581,581; v
1) ficar
1a) retardar
2) ficar, i.e., permanecer, não retirar-se ou fugir
2a) preservar: sob desgraças e provações, manter-se firme na fé em Cristo
2b) sofrer, aguentar bravamente e calmamente: maltratos
de 5259 e 3306; TDNT - 4:581,581; v
1) ficar
1a) retardar
2) ficar, i.e., permanecer, não retirar-se ou fugir
2a) preservar: sob desgraças e provações, manter-se firme na fé em Cristo
2b) sofrer, aguentar bravamente e calmamente: maltratos
G05259 υπο hupo
preposição primária; prep
1) por, sob
preposição primária; prep
1) por, sob
G03306
μενω meno
palavra raiz; TDNT - 4:574,581; v
1) permanecer, ficar
1a) em referência a lugar
1a1) permanecer ou residir por pouco tempo, esperar
1a2) não partir
1a2a) continuar a estar presente
1a2b) ser sustentado, mantido, continuamente
1b) em referência ao tempo
1b1) continuar a ser, não perecer, durar, aturar
1b1a) de pessoas, sobreviver, viver
1c) em referência a estado ou condição
1c1) permanecer o mesmo, não tornar-se outro ou diferente
2) esperar por, estar à espera de alguém
palavra raiz; TDNT - 4:574,581; v
1) permanecer, ficar
1a) em referência a lugar
1a1) permanecer ou residir por pouco tempo, esperar
1a2) não partir
1a2a) continuar a estar presente
1a2b) ser sustentado, mantido, continuamente
1b) em referência ao tempo
1b1) continuar a ser, não perecer, durar, aturar
1b1a) de pessoas, sobreviver, viver
1c) em referência a estado ou condição
1c1) permanecer o mesmo, não tornar-se outro ou diferente
2) esperar por, estar à espera de alguém
Amados, vejam! O próprio Paulo, Cristo
não o curou! Ele morreu assim, enfermo, pois seu espinho nas carnes tratava-se
de uma enfermidade física e mesmo que fosse apenas espiritual! E outra coisa,
seu companheiro de viagem era o Apóstolo Lucas, que por sinal, era Médico,
então não precisamos ser muito inteligentes para saber, que Lucas tratou ou
teria tratado de suas enfermidades! Muito embora isto não seja relevante, caso
fosse, estaria escrito, conf. Jo.
20:30-31, 21:25!
Colossenses 4:14 - “Saúda-vos Lucas, o
médico amado, e Demas”.
Vejamos
outros casos nas “Escrituras Sagradas” de Servos de “DEUS” enfermos!
- Epafrodito:
Enfermo, doente e quase chegando à morte...
Filipenses 2:25-30 - “Julguei, contudo,
necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas
lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades; - 26 porquanto
ele tinha saudades de vós todos, e estava angustiado por terdes ouvido que
estivera doente. - 27 Pois de fato esteve doente e quase à morte; mas Deus se
compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse
tristeza sobre tristeza. - 28 Por isso vo-lo envio com mais urgência, para que,
vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. - 29 Recebei-o,
pois, no Senhor com todo o gozo, e tende em honra a homens tais como ele; - 30
porque pela obra de Cristo chegou até as portas da morte, arriscando a sua vida
para suprir-me o que faltava do vosso serviço”.
- Timóteo:
Com frequentes enfermidades de estômago...
1 Timóteo 5:23 - “Não bebas mais água
só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes
enfermidades”.
- Trófimo:
Ficou doente em MiIeto...
2 Timóteo 4:20 - “Erasto ficou em
Corinto; a Trófimo deixei doente em Mileto”.
Já
no Antigo Testamento!
- Ezequias:
Rei de Judá, doente a beira da morte...
2 Reis 20:1, 7 - “Por aquele tempo
Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com
ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás,
e não viverás. - 7 Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre
a úlcera; e ele sarará”.
Agora vejam!
Gálatas 4:13-14 - “e vós sabeis que por
causa de uma enfermidadeG769 da carneG4561 vos anunciei o evangelho a primeira vez, - 14 e
aquilo que na minha carneG4561 era para vós uma tentaçãoG3986, não o
desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus,
mesmo como a Cristo Jesus.”
G769 (Strong Português) - [ 1) falta de força, fraqueza, debilidade; 1a) do corpo; 1a1)
sua fraqueza natural e fragilidade; 1a2) saúde debilitada ou enfermidade; 1b)
da alma; 1b1) falta de força e capacidade requerida para; 1b1a) entender algo;
1b1b) fazer coisas grandes e gloriosas; 1b1c) reprimir desejos corruptos; 1b1d)
suportar aflições e preocupações ]
G0769 ασθενεια astheneia
de 772; TDNT - 1:490,83; n f
1) falta de força, fraqueza, debilidade
1a) do corpo
1a1) sua fraqueza natural e fragilidade
1a2) saúde debilitada ou enfermidade
1b) da alma
1b1) falta de força e capacidade requerida para
1b1a) entender algo
1b1b) fazer coisas grandes e gloriosas
1b1c) reprimir desejos corruptos
1b1d) suportar aflições e preocupações
de 772; TDNT - 1:490,83; n f
1) falta de força, fraqueza, debilidade
1a) do corpo
1a1) sua fraqueza natural e fragilidade
1a2) saúde debilitada ou enfermidade
1b) da alma
1b1) falta de força e capacidade requerida para
1b1a) entender algo
1b1b) fazer coisas grandes e gloriosas
1b1c) reprimir desejos corruptos
1b1d) suportar aflições e preocupações
G4561 (Strong Português) - [ OB: Algo físico. 1) carne
(substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue)
tanto de seres humanos como de animais; 2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade ]
G04561 σαρξ sarx
provavelmente da mesma raiz de 4563; TDNT - 7:98,1000; n f
1) carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais
2) corpo
2a) corpo de uma pessoa
2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade
2b1) nascido por geração natural
2c) natureza sensual do homem, “a natureza animal”
2c1) sem nenhuma sugestão de depravação
2c2) natureza animal com desejo ardente que incita a pecar
2c3) natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento
3) criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal
4) a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao
provavelmente da mesma raiz de 4563; TDNT - 7:98,1000; n f
1) carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais
2) corpo
2a) corpo de uma pessoa
2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade
2b1) nascido por geração natural
2c) natureza sensual do homem, “a natureza animal”
2c1) sem nenhuma sugestão de depravação
2c2) natureza animal com desejo ardente que incita a pecar
2c3) natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento
3) criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal
4) a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao
pecado e oposta a Deus
G3986 (Strong Português) - [
tentação ]
G03986 πειρασμος peirasmos
de 3985; TDNT - 6:23,822; n m
1) experimento, tentativa, teste, prova
1a) tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14)
1b) tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância
1b1) sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas
1b2) tentação interna ao pecado
1b2a) da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada
1b3) da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade
1b4) adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém
1c) Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens
1c1) rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados
de 3985; TDNT - 6:23,822; n m
1) experimento, tentativa, teste, prova
1a) tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos gálatas por Paulo (Gl 4.14)
1b) tentação da fidelidade do homem, integridade, virtude, constância
1b1) sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas
1b2) tentação interna ao pecado
1b2a) da tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada
1b3) da condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado, ou a um desvio da fé e santidade
1b4) adversidade, aflição, aborrecimento: enviado por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de alguém
1c) Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens
1c1) rebelião contra Deus, pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem demonstrados
Gálatas 4:15 - “Onde está, pois, aquela
vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis
arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado.“
OBS:
Percebam amados!
Que a Strong Grega, G0769 ασθενεια astheneia, em suas definições de referências, 1)
falta de força, fraqueza, debilidade; 1a1) sua fraqueza natural e fragilidade;
denotam de certa forma, que Paulo já era avançado em idade. E que, apesar da
referência, 1b) da alma, denotar questões Espirituais, mas a maioria das outras
referências, diz respeito as questões físicas! Vejam! 1a) do corpo; 1a2) saúde
debilitada ou enfermidade; 1b1) falta de força e capacidade requerida para;
1b1a) entender algo; 1b1b) fazer coisas grandes e gloriosas; 1b1c) reprimir
desejos corruptos; 1b1d) suportar aflições e preocupações.
E para que não tenhamos dúvidas, vejam!
Gálatas 6:11 - “Vede com que grandesG4080 letrasG1121 vos
escrevo com minha própria mão.”
G4080 (Strong Português) - [ Trata-se de dimensões físicas ]
G04080 πηλικος pelikos
forma quantitativa (feminino) da raiz de 4225; pron
1) quão grande, quão largo
1a) numa referência material (que denota magnitude geométrica distinta da aritmética)
1b) num sentido ético: quão distinto
forma quantitativa (feminino) da raiz de 4225; pron
1) quão grande, quão largo
1a) numa referência material (que denota magnitude geométrica distinta da aritmética)
1b) num sentido ético: quão distinto
G1121 (Strong Português) - [ 2) qualquer escrito;
documento ou registro; 2b) carta,
epístola; 2c) escrituras
sagradas (do AT) ]
G01121 γραμμα gramma
de 1125; TDNT - 1:761,128; n n
1) carta
2) qualquer escrito; documento ou registro
2a) nota promissória, conta, carta de fiança, cálculo, declaração escrita de um débito
2b) carta, epístola
2c) escrituras sagradas (do AT)
3) letras, i.e. aprendizagem
3a) de aprendizagem sagrada
de 1125; TDNT - 1:761,128; n n
1) carta
2) qualquer escrito; documento ou registro
2a) nota promissória, conta, carta de fiança, cálculo, declaração escrita de um débito
2b) carta, epístola
2c) escrituras sagradas (do AT)
3) letras, i.e. aprendizagem
3a) de aprendizagem sagrada
Percebam, amados! Que isto é indício de
problemas de visão, ele por ter a visão falha, escrevia com “letras grandes” para que ele
mesmo pudesse enxergar o que escrevia e orientar-se no teor de suas Epístolas, portanto
o espinho do qual Paulo se referia, era físico, em seus olhos! Justamente por
este motivo, ele escrevia com letras grandes, devido suas enfermidades, visão
curta, falha, debilitada.
Bom! Veremos aqui, o que alguns
comentaristas dizem a respeito!
Segundo Craig S. Keener, em seu Comentário Histórico-Cultural da Bíblia
Novo testamento, Edição Ampliada da Editora Vida Nova.
Ele nos diz, que esta enfermidade esta
muito mais voltada aos pecados de Israel e por causa de sua desobediência a
“DEUS”, portanto, sabedor disto, não relatarei com suas palavras, apenas relatarei
aqui, sua posição em respeito ao assunto, ou seja, o que o mesmo pensa e assume
nesta questão.
Amados! Creio que Paulo personificou
demasiadamente este espinho nas carnes, para entendermos que se tratava de
Israel, caso fosse, ele teria direcionado esta personificação diretamente ao
povo Judeu, como já fizera de outras fezes, mas não o fez! Isto com certeza é
um bom motivo para descartarmos esta hipótese! Outro motivo, seria a própria
personificação em si, tendo em vista que ele não queria se exaltar nas carnes;
motivo do espinho, justificando assim que tratava-se dele e não de outrem!
De acordo com o Comentário Bíblico Expositivo AT-NT - Warren W. Wiersbe 2ª. Ed.
Dez-2008, Págs. 548/549
II.
O espinho em sua carne (12:7-10)
“A melhor sugestão a respeito
desse espinho é um problema ou doença na vista, mas não sabemos o que era
com certeza. Paulo, quando se converteu, ficou cego de forma sobrenatural (At
9:9), e talvez alguma debilidade visual tenha permanecido nos anos posteriores.
Gálatas 4:15 e 6:11 ("com que letras grandes") sugerem um problema na
vista. Isso devia ser uma provação física e emocional para Paulo, e ser,
honestamente, chamado de espinho (estaca) na carne. (Às vezes, espetavam os
prisioneiros em estacas, e
estes tinham uma morte horrorosa.) O
espinho, fosse o que fosse, era um fardo para ele e fazia-o sofrer. Ele pediu
que o Senhor tirasse esse espinho. O espinho prova sua experiência celestial
relatada nos versículos 1-7, pois Deus deu-lhe o espinho (que presente!) a fim
de impedir que exaltasse a si mesmo. Agora, Paulo admite ser fraco, acusação já
feita por seus inimigos coríntios (veja 10:1,10; 11:6,29), porém essa fraqueza
era uma dádiva do Senhor.
Na verdade, a fraqueza de que o acusavam
era um argumento a favor de sua autoridade apostólica! O espinho de Paulo nos
traz várias lições práticas:
(1) As bênçãos espirituais são mais
importantes que as físicas. Paulo era um cristão melhor por causa de sua
fraqueza, embora pensasse o contrário. Esse capítulo apresenta dificuldades
para os "curandeiros da fé" que pregam que a doença é sinal de pecado.
(2) Nem sempre a oração não respondida
quer dizer que a necessidade não foi satisfeita. As vezes, recebemos uma bênção
muito maior quando Deus não responde à nossa oração! Ele sempre responde ao
necessitado, mesmo quando parece que não o fez. Ver estudo: “Os porquês, que 'DEUS' nem sempre atende nossas
Orações!”, composto de três partes.
(3) Se Cristo estiver presente na
fraqueza, esta fortalece. Como prova disso, leia 1 Coríntios 1:26-31, como
também sobre os 300 homens de Gideão, a funda de Davi e o bordão(Cajado) de
Moisés.
(4) Existe graça na satisfação de
qualquer necessidade. A graça capacitou Paulo a aceitar sua fraqueza, a ver
glória nela e a ter prazer nela! Paulo sabia que sua fraqueza traria glória a
Cristo, e isso era tudo o que importava para ele. Veja 2 Coríntios 4:7.”
Vejam ainda!
O Comentário
Bíblicos AT e NT Versículo a Versículo de Russell Norman Champlin nas
Págs. 414/415
“12:7:
E, para que me nâo exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado
um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a
fim de que eu não me exalte demais; O texto sagrado é um tanto obscuro neste
ponto; e, além disso, existem várias variantes quanto aos manuscritos gregos,
provavelmente •originados de modificações feitas pelos escribas, que desejavam
«corrigir» o ditado um tanto desajeitado e incoerente de Paulo. Variante
Textual'. A segunda repetição da idéia de jactância, isto é, «...afim de que
não exalte...», é omitida pelos mss Aleph(l), ADEFG, por algumas versões latinas
e nos escritos de Irineu, pai da igreja. Nenhuma das traduções usadas para
efeito de comparação neste comentário (dentre um total de catorze, nove em
inglês e cinco em português) omite essas palavras, seguindo a evidência textual
mais digna de confiança, os mss P(46), Aleph(3), BKLP, a tradição siríaca e os
escritos dos pais da igreja, Origenes e Ambrosiastro. O mais provável é que a
reiteração foi feita pelo próprio Paulo, e que alguns escribas posteriores
procuraram melhorar seu estilo literário neste ponto, mediante a eliminação da
repetição.
O
termo grego «dio» («portanto») também é omitido pelos mss P(46), DKLP, pela
tradição etíope e nos escritos dos pais da igreja Irineu, Agostinho,
Crisóstomo. Mas provavelmente aparecia no documento original de Paulo,
acompanhando os mss ABF, Aleph, além de alguns outros, sem importância
especial. Esse é o texto mais difícil, tendo essa palavra sido omitida
provavelmente a fim de permitir um texto mais suave. Essa omissão também
aparece na versão portuguesa que serve de base textual do presente comentário.
Reunindo as porções que provavelmente também faziam parte do original, teríamos
o seguinte texto: «E, para que não me ensoberbecesse com a
grandeza
das revelações, portanto foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de
Satanás, para me esbofetear, a fim de que não exalte...» Isso
reflete um fraseado um tanto desajeitado no grego, que talvez fosse devido ao
ditado. Paulo começou sua sentença com o pensamento sobre a grandeza das
revelações recebidas; mas, repentinamente, começou uma nova construção, com
«dio» («portanto»), para, finalmente, terminar ainda com uma outra construção,
iniciada por «ina» («a fim de que»), onde repete a ideia de haver recebido
aquele empecilho físico, que impedia que se orgulhasse. Se porventura Paulo
estivesse escrevendo, e não ditando, essa falta de polimento literário
dificilmente teria aparecido. Evidentemente a carta não foi relida, ou algumas
dessas coisas teriam sido eliminadas.
«...grandeza...»
No grégo encontramos o termo «uperbole», que significa «excesso», «de qualidade
ou caráter extraordinário», baseado na ideia de ir além, de ultrapassar, de
lançar longe. A sua forma verbal é «uperballo», «lançar para além», «jogar para
além do alvo». Desse antigo vocábulo grego é que temos hoje o termo moderno
«hipérbole», que significa «exagero». «...ensoberbecesse...», no grego, é
«uperairo», que quer dizer «levantar ou elevar acima», «exaltar-se», «ter um
espírito altivo», «sentir-se elevado». «...foi-me posto...» A origem desse espinho
foi o próprio Deus, embora o seu agente tenha sido Satanás, que é considerado
aqui como o meio de
cumprir
a vontade divina, mais ou menos o mesmo fenômeno que encontramos na experiência
de Jó, bem como no papel de Judas Iscariotes, quando da crucificação do Senhor
Jesus. O apóstolo Paulo reconhecia o propósito divino dessa aflição, ao
mesmo tempo que igualmente cria que o poder satânico é real e pode atingir aos
crentes, se assim o Senhor Deus der permissão, ou se os próprios crentes
se afastam da proteção divina. «...espinho na carne...» As palavras
«...na carne...» se referem a alguma
debilidade
física ou enfermidade, e não a alguma prova moral ou espiritual, que afligia o
apóstolo em sua condição mortal. O termo grego (te sarki), que está no
dativo, provavelmente indica a localização do «espinho» ou aflição. Menos
provável é a tradução «para a carne». Não se tratava de alguma tribulação
espiritual, a fim de diminuir a glória de Paulo. Desde a reforma
protestante, entretanto, tem-se tornado comum a interpretação que diz que o
«espinho» era algo não-físico, como perseguição, incredulidade, desespero,
etc., que afligiria a Paulo em sua condição
mortal;
mas isso não se coaduna bem com os trechos de Gál. 4:13,14 e 6:11.
Considerando
esses textos, alguma enfermidade física é o que está mais obviamente em foco,
nessas palavras. «.. .espinho...», no original grego, é «skolops», que pode ter
certo número de traduções diferentes mas legítimas. Pode significar «estaca»,
mas
também
ocorre com o sentido de «toco» de uma árvore, em «Bacchae», 983, de Eurípedes.
Também era usado para dar nome a um instrumento cirúrgico, ou aponta de um
anzol. Pode significar «ferrão», «farpa» ou «espinho». Não importa o que
compreendamos exatamente. Paulo pode ter falado sobre a metáfora de uma «farpa»
solta de um objeto de madeira que entrou em sua carne, o que é um sofrimento
aborrecido e doloroso, como bem sabemos. Ou talvez ele tivesse feito alusão às
vítimas que eram executadas em uma estaca. Também é possível que o apóstolo aludisse
à idéia de haver caído sobre alguma planta espinhosa, na qual um dos espinhos
entrou em sua carne. «Espinho» tem sido a tradução favorita por parte dos
tradutores
e intérpretes, embora não de maneira universal.
Do
que consistiria o «espinho» de Paulo? As especulações variam entre as duas
grandes categorias de aflições mentais e físicas. As aflições mentais seriam
coisas como o desespero, o desânimo, a dúvida, a falta de confiança, as
tentações e os desejos sensuais. As aflições físicas seriam as perseguições,
que haviam debilitado a Paulo no corpo, defeitos na aparência pessoal, a
malária, dores de cabeça tipo enxaqueca, a epilepsia, dores de ouvido ou a
oftalmia. Dentre as aflições físicas, e epilepsia e a oftalmia têm sido as
preferidas pelos intérpretes. E mediante a comparação entre os trechos de Gál.
4:13,14 e 6:11, parece que a oftalmia é a aflição que tem maiores
probabilidades; no entanto, não pode haver nenhuma certeza quanto a esse
particular, e nem é grandemente importante saber exatamente o que afligia o
apóstolo dos gentios. Só se sabe gue era algo suficientemente desagradável
para
fazê-lo desejar ser liberto. E até mesmo possível que houvesse sido atacado por
mais de uma forma de aflição. A passagem de Gál. 4:13,14 talvez indique que a
enfermidade de Paulo, sem importar a sua natureza, causava uma certa repulsa
por parte dos que o viam. Esse seria o tipo de coisa de que Paulo sentir-se-ia
ansioso por livrar-se, porquanto o feria profundamente em seus brios pessoais.
Plumptre
(in loc.) imaginà um longo caso de tentação sensual, pensando ser isso o
«espinho na carne» de Paulo, pelo menos como uma possibilidade. Existem as
histórias das tentações de Antônio de Pádua, o qual, embora resolvido a
permanecer no celibato, não conseguia elevar-se acima das paixões ordinárias
dos homens. Agostinho lamentava a repetição de sonhos sobre prazeres sensuais,
aos quais ele se entregara na juventude (ver Confess, x.30). Jerônimo não se
envergonhava por confessar-que também sofria ante tais tentações, que o assaltavam
alternativamente, com visões das glórias divinas, que lhe eram conferidas em
estado de êxtase (ver Epist.
ad
Eustochium). O próprio apóstolo dos gentios menciona as grandes tentações da
carne (ver os capítulos sexto e sétimo da epístola aos Romanos); e não há que
duvidar que ele era homem sujeito às mesmas tentações que nós, embora tivesse
uma vida fantasticamente dedicada a Cristo. Não obstante, não há qualquer traço
de prova que Paulo tenha cedido ante tais tentações; pelo contrário, há evidências
claras que ele jamais cedeu, conforme se vê nos capítulos sexto e sétimo de sua
primeira epístola aos Coríntios. O tom por ele usado, em Rom. 7:25, é o de
alguém que combateu e venceu, não tendo continuado a batalhar numa guerra
perdida, o que um «espinho na carne» sugeriria. Com base em todas as
considerações, chegamos à conclusão de que o seu «espinho» era uma enfermidade
física de alguma sorte, desagradável tanto para ele mesmo como para outros.
Além disso, nada podemos dizer de significativo. «...mensageiro de Satanás...»
A aflição de Paulo é aqui personificada; mas devemo-nos lembrar que as
enfermidades, entre os antigos, eram comumente consideradas obras dos maus
espíritos, como Satanás ou seus agentes. (Ver Luc. 13:16; Atos 10:38 e I Cor.
5:5). O «...mensageiro...», neste caso, talvez seja uma alusão aò poder
demoníaco, um ser espiritual qualquer, sujeito a Satanás e seu mensageiro (o
que fazia parte da teologia judaica comum); ou talvez a ideia dessa aflição de
Paulo tenha sido personificada, sendo ela a sua própria mensageira. E esta
última probabilidade é a que tem mais chances de estar correta, embora seja
verdade que poderes espirituais malignos podem enfermar os corpos humanos,
havendo evidências por demais conclusivas nesse sentido para podermos negar o
fato. Todavia, muitas enfermidades, como é lógico, não são causadas por
demônios; e o mais certo é que o caso de Paulo cabia dentro dessa categoria,
embora ele reputasse a sua enfermidade como um feito de Satanás, por permissão
de Deus, tal como sucedera também a Jó. «...para me esbofetear...» No grego
temos a palavra «colaphizo», que significa «bater com o punho», «tratar com
violência», «espancar». Aquela aflição jamais se afastava de Paulo, a fim de
mantê-lo humilde, relembrando-lhe sempre sua condição mortal, porquanto ele era
apenas pó. Todavia, possuía ele um grande tesouro, embora o transportasse em
seu vaso de barro. (Comparar com II Cor. 4:7). Sabemos que durante os
grandes cortejos triunfais dos imperadores de Roma, um escravo acompanhava o
imperador a seu lado, na carruagem, a fim de não deixá-lo esquecer-se que
também era apenas um homem. Aquela aflição de Paulo era um escravo que o
acompanhava em sua notável carruagem de obras e realizações prodigiosas,
lembrando-lhe sempre a sua pequenez, e que tudo quanto fora feito fora efetuado
pelo poder de Deus.
«O
mensageiro de Satanás continuava a esbofetear a Paulo no rosto, e o apóstolo,
por essa altura, já havia compreendido que a vontade de Deus é que fossem assim
as coisas». (Robertson, in loc.). Elevadíssimas visões místicas eram mescladas
com sofrimentos físicos; e assim Paulo compreendia que continuava sujeito às
condições próprias da mortalidade, não se imaginando algum semideus ou algum
herói, imune às
agonias
dos seres humanos.”
Amados! De acordo com alguns poucos
comentaristas, como já relatamos, as enfermidades de Paulo são espirituais e
não físicas, mas a maioria dos comentaristas, pensam o contrário. Bom! Tendo já
há alguns anos, que venho estudando as “Escrituras Sagradas”, assim como pesquisado,
os vários estudiosos nesta área e tendo eu, lido vários livros, comentários
Bíblicos, dentre muitas outras literaturas Bíblicas, cheguei à conclusão, como
expus neste estudo, que as maiorias das evidências nos leva a crer que estas
enfermidades são físicas e claro que elas levam de alguma forma as
consequências espirituais! Mas, parece-me que apesar de os estudiosos serem
homens capacitados e terem seus estudos bastante expressivos, mas alguns me
parecem céticos demasiadamente, em respeito a determinados assuntos e a
respeito do mundo espiritual, percebo isto por seus escritos e estudos os quais
tenho analisado!
Portanto passagens como esta, por
exemplo, em, Luc. 13:11, 16, dentre muitas outras, deixa de fazê-los refletir
sobre o mundo espiritual, o que em meu ver, influência negativamente em suas
conclusões!
Lucas 13:11, 16 - “E estava ali uma
mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava
encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se.- 16 E não devia ser solta
desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito
anos Satanás tinha presa?”
Amados! Deixa eu te dizer algo, sobre satanás,
ele dar muito crédito a quem não conhece a palavra de “DEUS”, ele até exalta e glorifica
ao leigo que não conhece a “Palavra de DEUS” e tenta como puder desacreditar a
quem conhece, para que este não ensine e abra os olhos das pessoas a respeito
dele, pois aí, ele poderá agir livremente, por isto que o senhor nos diz:
Isaías 5:13 - “Portanto o meu povo é
levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de
fome, e a sua multidão está seca de sede.”,
Oséias 4:1, 6 - “Ouvi a palavra do
Senhor, vós, filhos de Israel; pois o Senhor tem uma contenda com os habitantes
da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de
Deus. - 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto
rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas
sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu
me esquecerei de teus filhos.”...
Mateus 22:29 - “Jesus, porém, lhes
respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;”,
Marcos 12:24 - “Respondeu-lhes Jesus:
Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o
poder de Deus?”
2 Coríntios 13:11-13 - “Quanto ao mais,
irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo
parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco. - 12 Saudai-vos
uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. - 13 A graça do
Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com
todos vós.”
Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471
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