Famílias e Relacionamentos

domingo, 30 de setembro de 2018


O Espinho nas Carnes do Apóstolo Paulo
Part. 1-2
 
Amados! Antes de começarmos, quero aqui, fazer uma colocação a respeito de interpretações de textos. Quero analisar uma suposta notícia; é fictícia, mas me baseei em outro fato desta natureza e sentido, apenas para entendermos sobre a importância da interpretação de textos!

Imaginemos a notícia abaixo, em um jornal de grande circulação nacional! Imaginemo-la publicada, exatamente com estas palavras e expressões!

A rapariga denunciou-o após dois anos de relacionamento.”

Bom! Sem considerarmos aqui a essência da mesma, a temática em si, pois se ouve denuncia, provavelmente ouve algo justificado ou não, ou seja, verdadeiro por trás, talvez um crime! Mas independente disto, como os amados interpretariam esta notícia, como a entenderiam. É justamente este o cerne da questão. Bom! Sabemos que, quem já tem um tempo de caminhada no meio jornalístico a entenderia com certeza!

Mas, para quem não tem conhecimento nesta área, como a entenderiam! Sem dúvidas poderiam surgir muitas questões, algumas dúvidas, como por exemplo, o porquê da palavra “rapariga”, tendo em vista que o jornal poderia tê-la substituído por, por exemplo, “garota de programa”, pois a palavra “rapariga” tornou-se uma palavra pejorativa. Mas mesmo a palavra ou expressão, “garota de programa” a exporia e muito, então poderiam substituir apenas pela palavra “jovem” ou a expressão, “uma jovem” ou ainda, “Certa jovem” e resolveria o problema, mas não o fizeram. Mas então, porque eles não substituíram! Seria uma falha da redação do jornal!


Amados! Aqui no Brasil, a palavra “rapariga”, adquiriu um sentido pejorativo, esta conotação, com o passar dos anos, não se sabe exatamente quando ou como se deu o processo de mudança, mas sabemos que ela tornou-se objeto inclusive de insultos e falta de respeito!

Mas amados! Em Portugal, isso mesmo, em Portugal esta palavra tem o sentido conceitualmente falando, bem diferente. O próprio Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, traz junto a seu significado os regionalismos, os gentílicos, tendo em vista justamente esta conotação que ela e outras adquiriram, vejam!


Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa v3.0 de Jun/2009

Vejam que o item de número 1, tem exatamente o sentido usualmente, ou seja, conceitualmente falando, que ela deveria ter onde quer que fosse pronunciada!

Rapariga:
n substantivo feminino
1     mulher na fase adolescente; jovem, moça, raparigota
2     aquela a quem se namora, a quem se corteja; namorada
3     Regionalismo: Amazônia.
moça virgem; donzela
4     Regionalismo: Nordeste do Brasil, Minas Gerais, Goiás.
mulher que vive maritalmente com um homem; concubina
5     Regionalismo: Nordeste do Brasil, Minas Gerais, Goiás.
mulher que vive da prostituição; meretriz, prostituta
6     Regionalismo: Portugal.
moça do campo; roceira



Perceberam amados! Que a questão de interpretação de textos é tão importante, que nesta simples temática, vemos que ouve a necessidade de se conhecer sobre termos gentílicos, para que soubéssemos que se tratava de uma notícia de um jornal, que neste caso, noticiou um fato ocorrido com uma jovem em Portugal! Percebem amados, que se nos falta certos conhecimentos, isto dificulta no entendimento e no verdadeiro sentido de uma notícia, termo, ou mesmo de um texto em geral!

Agora imaginem amados! A respeito da interpretação das “Escrituras Sagradas”, o quando não temos que ser prudentes e termos certos conhecimentos para podermos interpretar corretamente e ainda pesquisar mais e mais e cada vez mais a respeito!


Bom! Continuemos no estudo!

Amados! Sabemos através das “Escrituras Sagradas” que o Apóstolo Paulo sofreu várias perseguições, depois que assumiu seu papel de Cristão e justamente por este motivo, que muitos creem que este espinho na carne era Espiritual!


Vejam estes versos!

Atos 18:18 - “Paulo, tendo ficado ali ainda muitos dias, despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áquila, havendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.”,

Atos 21:24 - “toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.”,

Veja amados! Que apesar de esta lei acerca do voto, já na época de Paulo, neste caso, ser inútil, ineficaz, diante de “DEUS”, depois de “Cristo”, mas que, mesmo assim Paulo a cumpriu, assim como “Cristo”, cumpriu em relação ao imposto, já vimos isto, no estudo: “A Graça de 'DEUS' - Part - 1-3”, conf. Mat. 17:24-27... Vejam bem amados! A lei não exige o voto, mas após este ter sido feito, ela nos diz que temos que cumpri-lo!

Amados! Independente de este voto ter sido feito, antes de Paulo se converter ou não, mas que, em nome do Evangelho, ele cumpriu! Mas, o mais importante é que, como o próprio verso diz: (Atos 21:24 - “... e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.”)...


Amados! Devemos entender desta forma, que, tanto Paulo, quanto os Apóstolos, sabiam da importância da lei, mesmo que em alguns casos, como é este um deles, seja inútil, mas que isto não quer dizer, que toda a lei foi abolida! E vejam que mesmo assim, em nome do Evangelho, ele cumpriu...

Mas aí você se pergunta: Mas o que isto tem a ver com o espinho nas carnes de Paulo?

Amados! Percebam que Paulo, assim como todos os apóstolos, eram não só meticulosos, no que diz respeito ao Evangelho, mas também, comprometidos com as leis e verdades proclamadas por “Cristo” e o que a lei dizia a respeito de Servir Verdadeiramente a “DEUS” e agora à “Cristo”, portanto, caso Paulo achasse que deveria dar uma explicação a respeito deste fato, de suas enfermidades ou mais específico de seu espinho nas carnes, ele teria dado, mas não o fez! Mas veja que, em outros os casos, Paulo explana, por exemplo, sobre a “Lei”, sobre a “Graça de Cristo” e dentre outras coisas, que diz respeito ao entendimento do Evangelho de acordo como “Cristo” determinou, pois não estava claro para alguns. Mas amados! Ele não fez isto em respeito a suas enfermidades. Bom! Apesar de não ser ou ter propósitos diretos com a Salvação, mas ele se achasse necessário, teria falado a respeito de suas enfermidades, assim como falou a respeito da enfermidade de Timóteo, com problemas estomacais e frequentes enfermidades. Vejam, que ele fez questão de mencionar, relatar, relacionando de tal forma que ninguém tivesse dúvidas, a respeito de que enfermidades ele estava falando! Mas, e porque ele não fez isto em relação às deles! Amados, fica evidente que as enfermidades estomacais e as outras, apesar de estarem relatadas em uma carta, mas, mesmo que pessoalmente, elas não eram visíveis a olho nu, mas as de Paulo eram, portanto desnecessárias as explicações a respeito da mesma, pois eram seus olhos!

1 Timóteo 5:23 - “Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.”


Amados! O que vejo hoje em dia é que muitos que não querem viver ou se submeter a uma Autoridade Espiritual, fazem de tudo para tentar ludibriar o que estar claro, nas “Escrituras Sagradas”, para tentar de alguma forma, na verdade de todas as formas, se livrar-se das obrigações que estão lá nas “Escrituras Sagradas”. Amados! O fato de hoje estarmos vivento no domínio da “Graça Divina”, mas isto não nos isenta de nossas obrigações para com “DEUS”, como estar disposto em sua palavra! E como já expus em outros estudos!

Amados! Sabemos que existe uma perseguição aos Cristãos e que esta perseguição, começa ao fazermos a escolha de seguir à “Cristo”, tanto com consequências matérias, como principalmente, Espirituais... Vemos o quanto isto é sério, quando o Senhor nos diz isto, através do Apóstolo Mateus em, Mateus 10:34-36, isto fica claro, que as perseguições, começa em um lar onde não existe comunhão com “DEUS”, isto fica claro em todo o contexto... Pois apesar de muitos serem Cristãos, algumas vezes nem toda a família é e assim como o próprio “Cristo”, foi abandonado por muitos e inclusive por alguns de sua família, porque eu e você, não seríamos!

Vemos isto em, Marcos 3:20-21 - “Depois entrou numa casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal modo que nem podiam comer. - 21 Quando os seus ouviram isso, saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si”.

Marcos 3:21 - “Quando os seus ouviram isso, saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si”.

Marcos 3:21 - “Quando os seus ouviram isso, ...; porque diziam: Ele está fora de si”.


E temos ainda, o Senhor nos alertando que, com sua vinda, apesar de ele vir, trazer-nos a Salvação e paz, mas que, no mundo Espiritual, existe uma guerra ferrenha e com sérias consequências tanto Espirituais, quanto matérias. Vemos isto em, Mateus 10:34-36, que nos mostra que a paz que tanto ele, “Cristo” almeja trazer-nos, assim como nós almejamos é precedida de uma luta cruel, Espiritualmente falando e que muitos por ainda não entenderem isto, estão por aí, brincando de serem Cristãos. Vemos isto em, Mateus 11:12 - “E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto”.

Mateus 10:34-36 - “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. - 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; - 36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa”.

Isto significa amados! Que aqui em, Mateus 10:34-36, a “Palavra de DEUS”, se cumpre, de uma forma ou de outra em nossas vidas, por bênçãos, ou por maldições, é uma verdade cruel eu sei, mas é a verdade amados! Aquela que muitos não querem nem saber que existe! Por isto estão aí, sendo iludidos com falsas bênçãos por satanás... E olhe que fomos alertados desde o Antigo Testamento, basta para isto ver, as maldições lançadas no Monte Ebal em, Deuteronômio 27:11-26 e as bênçãos lançadas no Monte Gerizim em, Deuteronômio 28:1-68...


Portanto! Se pararmos para analisar, desde o caminho de Damasco, ao ter o encontro com “Cristo”, Paulo passou a ter problemas de visão e este, se considerarmos todo o contexto, assim como as palavras nos originais usadas nas “Escrituras Sagradas”, este era seu maior espinho na carne, na verdade, o primeiro Espinho na carne, fora os Espirituais é claro, e as perseguições físicas a sua pessoa, que se tornaram seu segundo espinho nas carnes. Mas foi justamente por causa das revelações que “Cristo” lhe fez, que ele passou a mencionar tais espinhos, por isto, amados, que foram às revelações e não a aceitação e conversão à “Cristo” os motivos deste espinho. E porque isto é importante!

Vejam amados! Foi os próprios relatos de Paulo, quem nos mostra que foram por causa das revelações que “DEUS” lhe fez, que “DEUS” lhe permitiu o espinho nas carnes. Paulo nunca os mencionou ao referir-se a sua decisão de seguir a “Cristo”, portanto sua conversão, mas sim por causa das maravilhosas revelações que ele teve.

2 Coríntios 12:7-10 - “E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; - 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; - 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. - 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte”.

Isto é importante amados, para que entendamos que seu espinho na carne, era físico, portanto e o mais provável, em seus olhos, por causa do encontro com “Cristo”, no caminho de Damasco, Atos 9...


Agora observem!

Atos 9:18 - “Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperouG308 a vista: então, levantando-se, foi batizadoG907”.

G308 (Strong Português) - [ OBS: Amados, vejam as Strong’s mais adiante, que esta recuperação, não foi total, completa, mas sim parcial... ]
G0308 αναβλεπω anablepo
de 303 e 991; v
1) levantar os olhos, olhar para cima
2) recuperar a visão (perdida)


G303 (Strong Português) - [ 1) para o meio de, no meio de, em meio a, entre (duas coisas), no intervalo de. OBS PRÓPRIA: Entre uma coisa e outra, o que nos dar a entender que é algo incompleto, como consequência de algo, ou seja, entre o enxergar bem e mal. ]
G0303 ανα ana                                  
uma prep e adv primário; prep
1) para o meio de, no meio de, em meio a, entre (duas coisas), no intervalo de


G991 (Strong Português) - [ 3) sentido geográfico de lugares, montanhas, construções, etc.: habilidade de localizar o que se está buscando. Sinônimos ver verbete 5822 ]
G0991 βλεπω blepo
um palavra primária; TDNT - 5:315,706; v
1) ver, discernir, através do olho como orgão da visão
1a) com o olho do corpo: estar possuído de visão, ter o poder de ver
1b) perceber pelo uso dos olhos: ver, olhar, avistar
1c) voltar o olhar para algo: olhar para, considerar, fitar
1d) perceber pelos sentidos, sentir
1e) descobrir pelo uso, conhecer pela experiência
2) metáf. ver com os olhos da mente
2a) ter (o poder de) entender
2b) discernir mentalmente, observar, perceber, descobrir, entender
2c) voltar os pensamentos ou dirigir a mente para um coisa, considerar, contemplar, olhar para, ponderar cuidadosamente, examinar
3) sentido geográfico de lugares, montanhas, construções, etc.: habilidade de localizar o que se está buscando
Sinônimos ver verbete 5822


G5822 (Strong Português) - [ OBS: blepo 991, a um modo ou ponto em particular. Quando o lado físico desaparece ]
G05822 - Sinônimos
Ver Definição para blepo 991
Ver Definição para horao 3708
Ver Definição para skopeo 4648
Compare: 991, 3708
3708 dá proeminência à mente perspicaz, 991 a um modo ou ponto em particular. Quando o lado físico desaparece, 3708 denota percepção em geral (como resultante principalmente da visão), estando a proeminência no elemento mental.
Por outro lado, quando o lado físico não é considerado, 991 tem um sentido puramente externo.
Compare: 991, 4648
4648 é mais expositivo que 991, freqüentemente significando “examinar, observar”. Quando o sentido físico desaparece, “fixar (a mente) os olhos em alguém, dirigir a atênção a” algo, a fim de pegá-lo, ou devido ao interesse nele, ou responsabilidade para com ele. Por conseguinte, com freqüência significa “ter a intenção de, cuidar para, etc.”


OBS: Apenas um pequeno adendo amados!

Atos 9:18 - “..., levantando-se, foi batizadoG907”.

G907 (Strong Português) - [ 2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho; 3) submergir OBS: Não confundir com 911, bapto, que é uma imersão rápida ]
G0907 βαπτιζω baptizo
de um derivado de 911; TDNT - 1:529,92; v
1) mergulhar repetidamente, imergir, submergir (de embarcações afundadas)
2) limpar megulhando ou submergindo, lavar, tornar limpo com água, lavar-se, tomar banho
3) submergir
Não confundir com 911, bapto. O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras. Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre. Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente.
Quando usada no Novo Testamento, esta palavra refere-se com maior freqüência à nossa união e identificação com Cristo que ao nosso batismo com água. P.e. Mc 16.16. ‘Quem crer e for batizado será salvo’. Cristo está dizendo que o mero consentimento intelectual não é o bastante. Deve haver uma união com ele, uma mudança real, como a do vegetal em relação ao pickle!
(Bible Study Magazine, James Montgomery Boice, Maio 1989).


G911 (Strong Português) - [ 911, bapto, é uma imersão rápida ]
G0911 βαπτω bapto
uma palavra primária; TDNT - 1:529,92; v
1) mergulhar, mergulhar em, imergir
2) mergulhar na tinta, tingir, colorir
Não confundir com 907, baptizo. O exemplo mais claro que mostra o sentido de baptizo é um texto do poeta e médico grego Nicander, que viveu aproximadamente em 200 A.C. É uma receita para fazer picles. É de grande ajuda porque nela o autor usa as duas palavras.
Nicander diz que para preparar picles, o vegetal deveria ser primeiro ‘mergulhado’ (bapto) em água fervente e então ‘batizado’ (baptizo) na solução de vinagre.
Ambos os verbos descrevem a imersão dos vegetais em uma solução. Mas o primeiro descreve uma ação temporária. O segundo, o ato de batizar o vegetal, produz uma mudança permanente.



Percebam amados, que todas as referências, nos conduz as questões físicas e externas, portanto é, não apenas prudente, mas muito mais provável que estas enfermidades, ou seja, que este espinho nas carnes seja físico! Amados, ignorarmos isto, significada dizer, que não estaremos fazendo uma interpretação mais adequada e muito mais apropriada da passagem Bíblica, considerando a principio é claro, as palavras em seu original!

Vejam logo abaixo, amados! O Senhor nos falando de um espinho na casa de Israel em uma Profecia contra Sidom... Vejam que as consequências são puramente físicas, mas é claro, que isto também implica em consequências espirituais, mas que vale ressaltar, que, o que “DEUS” ressaltou nelas, através de seus Profetas, foram a princípio, suas consequências físicas, por isto é importante que percebamos quais motivos.

Outra coisa, percebam que a palavra Grega G04647 σκολοψ skolops, tem como seu equivalente no Hebraico, H05544 סלון cillown ou סלון callown, portanto, trata-se de algo físico.

Amados! “DEUS” queria nos mostrar, que, se as consequências físicas eram cruéis; e que, muito mais seriam as Espirituais! Mas muitos até hoje, não se dão conta disto!


Ezequiel 28:21 - “Filho do homem, dirige o teu rosto para Sidom, e profetiza contra ela”.

Ezequiel 28:22-23 - “e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Sidom, e serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor, quando nela executar juízos e nela me santificar. - 23 Pois lhe enviarei peste e sangue nas suas ruas; e os traspassados cairão no meio dela, estando a espada contra ela por todos os lados; e saberão que eu sou o Senhor”.


Ezequiel 28:24 - “E a casa de Israel nunca mais terá espinhoH5544 que a fira, nem abrolho que lhe cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor Deus”.

H5544 (Strong Português) - [ 1) espinho. Vejam! Que se considerarmos os significados para, H05541 סלה calah corrobora com o entendimento! ]
H05544 סלון cillown ou סלון callown
procedente de 5541; DITAT - 1504; n m
1) espinho


H5541 (Strong Português) - [ OBS: Percebam que de acordo com o contexto, o significado ou sinônimo mais adequado neste caso, seria: 1) fazer pouco de, atirar para o lado(no sentido de rejeitada); 1b) (Piel) recusar, rejeitar, etc.  ]
H05541 סלה calah
uma raiz primitiva; DITAT - 1502,1503; v
1) fazer pouco de, atirar para o lado
1a) (Qal) fazer pouco de
1b) (Piel) recusar, rejeitar
2) pesar, balançar
2a) (Pual) ser pesado



Agora vejam!

2 Coríntios 12:7 - “E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinhoG4647 na carneG4561, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais”.

G4647 (Strong Português)
G04647 σκολοψ skolops
talvez da raiz de 4628 e 3700; TDNT - 7:409,1047; n m
1) pedaço pontiagudo de madeira, estaca, paliçada
2) estaca afiada, farpa


G4561 (Strong Português) - [ 1) carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais; 2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade ]
G04561 σαρξ sarx
provavelmente da mesma raiz de 4563; TDNT - 7:98,1000; n f
1) carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais
2) corpo
2a) corpo de uma pessoa
2b) usado da origem natural ou física, geração ou afinidade
2b1) nascido por geração natural
2c) natureza sensual do homem, “a natureza animal”
2c1) sem nenhuma sugestão de depravação
2c2) natureza animal com desejo ardente que incita a pecar
2c3) natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento
3) criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal
4) a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus


G4563 (Strong Português) - [ 1) varrer, limpar através do ato de varrer  ]
G04563 σαροω saroo
de um derivado de sairo (remover, semelhante a 4951); v
1) varrer, limpar através do ato de varrer


G4951 (Strong Português) - [ 1) arrastar, levar à força; 1a) de alguém diante do juiz, aprisionar, punir ]
G04951 συρω suro
provavelmente semelhante a 138; arrastar; v
1) arrastar, levar à força
1a) de alguém diante do juiz, aprisionar, punir


Um abraço! E até a segunda parte deste estudo amados!


Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471

Nenhum comentário:

Postar um comentário