A “Lei” e a “Graça” Maravilhosa de “DEUS”
Part. - 3-4
A Importância da lei...
Romanos 3:19-21 - “Ora, nós sabemos que
tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda
boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; - 20 porquanto pelas obras
da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o
pleno conhecimento do pecado. - 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a
justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas”.
Amados! Vejam que Paulo aqui, atesta a
importância da lei, quando ele diz: “...; pois o que vem pela lei é o pleno
conhecimento do pecado” e isto amados, corrobora com João 16:7-11, que nos diz
que o “Espírito Santo” nos convence do pecado, para que só desta forma, possamos
entender, que em pecado, não temos como obter nossa Salvação e portanto,
passemos a nos livrar dele, lutarmos contra ele!
João 16:7-11 - “Todavia, digo-vos a
verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós;
mas, se eu for, vo-lo enviarei. - 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, da justiça e do juízo: - 9 do pecado, porque não crêem em mim; - 10 da
justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, - 11 e do juízo, porque
o príncipe deste mundo já está julgado.”.
Amados! Vejam mais uma vez Romanos 3:19...
Romanos 3:19 - “Ora, nós sabemos que
tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda
boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;”
Perceberam amados os propósitos da lei!
Aqui em Romanos 3:19, vejam que a própria lei, nos diz, que ela mesmo, nos
coloca debaixo da Graça, pois, por ela, a lei, nunca, jamais obteríamos nossa Salvação,
ou seja, ela jamais nos proporcionaria a Salvação!
Romanos 3:29-31 - “É porventura Deus
somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, -
30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também
por meio da fé a Incircuncisão. - 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo
nenhum; antes estabelecemos a lei”.
Amados! O próprio Apóstolo Paulo, em
determinada situação, falando-nos da Lei, em carta aos Romanos 7:12, 14-17, 25,
fala, mas não como se ela estivesse abolida, muito pelo contrário, ele nos fala
claramente que a lei é boa, santa e justa e que devemos ser observadores da
mesma!
OBS: Lixo, refugo, etc.
Dicionário Michaelis da
Língua Portuguesa - UOL
re.fu.go
s. m. 1. Aquilo que foi refugado;
rebotalho, resto. 2. Ação de refugar.
Dicionário Houaiss da Língua
Portuguesa v3.0 de Jun/2009
re.fu.go
n substantivo masculino
1 Regionalismo: Sul do Brasil.
ato de refugar
2 o que foi posto de lado, refugado; resto
Filipenses 3:6
- “quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui
irrepreensível.”... Perceberam amados! Paulo foi irrepreensível, quanto à
justiça da lei, vejam que ele aqui, não a colocou como uma condição de
salvação, mas sim de justiça, portanto, para se fazer cumprir, aqui na terra a
“Justiça Divina”, conf. Mat. 3:13-17;
Mc 1:9-13; Luc. 3:21-22 e Jo. 1:25-34...
Outra coisa amados! Não foi a lei em
si, que ele colocou como lixo, refugo, conf.
Filip. 6:3-8...!
Filipenses 3:8 [ NTLH(Br)
] - “E
não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com
aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o
meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a
Cristo”.
Filipenses
3:8 [ Edição
Pastoral ] - “E
mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o
conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero
tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo”.
Filipenses 3:8 [ Católica Tradicional
] - “E
mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o
conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero
tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo.”
Filipenses 3:8 [ Ampliada
] - “Sim,
além disso, eu contei tudo como perda comparado à posse do privilégio sem preço
(preciosidade sobrepujante, a dignidade transbordante e a suprema vantagem) do
conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor e de progressivamente me tornar mais
profundamente e proximamente íntimo com Ele [em percebê-lo e compreendê-lo mais
plenamente e claramente]. Por essa causa Eu tenho perdido tudo e considero tudo
isso como “lixo”
(refugo, detritos), de forma que eu possa ganhar (conquistar) Cristo (o Ungido)”.
Filipenses 3:8 [ JFA1819
] - “E
na verdade também todas as cousas tenho por perda, pola excellencia do
conhecimento de Christo Jesus meu Senhor, por amor do qual contei por
perda todas estas cousas, e as tenho por “esterco”, pera que possa ganhar a Christo”.
Filipenses 3:8 [JFA-RA(Br) ]
- “sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do
conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas
estas coisas, e as considero como “refugo”G4657, para que possa
ganhar a Cristo”.
G4657
(Strong Português) - [ 1) qualquer resto, como o excremento de animais, escória, lixo, sujeira; 1a) de coisas sem valor e detestáveis ]
G04657 σκυβαλον skubalon
neutro de um suposto derivado de 1519 e 2965 e 906; TDNT - 7:445,1052; n n
1) qualquer resto, como o excremento de animais, escória, lixo, sujeira
1a) de coisas sem valor e detestáveis
neutro de um suposto derivado de 1519 e 2965 e 906; TDNT - 7:445,1052; n n
1) qualquer resto, como o excremento de animais, escória, lixo, sujeira
1a) de coisas sem valor e detestáveis
Romanos 7:12, 14 - “De
modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. - 14 Porque bem
sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado”.
Romanos 7:15-17, 25 - “Pois
o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que
aborreço, isso faço. - 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é
boa. - 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita
em mim. - 25
Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o
entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”.
Claro amados! Que aqui
ele não esta aprovando o pecado ao dizer: “De modo que eu
mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”, mas sim, que ele estar nos falando da importância
que a lei tem por nos trazer o entendimento, como um parâmetro estabelecido;
entre o ”Santo e o Profano”, entre o pecado e a Santidade!
Tiago 1:25 - “Entretanto
aquele que atenta bem para a “lei
perfeita”, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte
esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.”
2 Coríntios 3:6 - “o
qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra,
mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.
Filipenses 3:1-6 - “Quanto
ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim
escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. - 2 Acautelai-vos dos
cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão. - 3
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos
gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. - 4 Se bem que eu poderia
até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais
eu: - 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de
Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; - 6 quanto ao zelo,
persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível”.
Hebreus 10: 28 - “Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre
sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas”.
Hebreus 10:1 - “Porque
a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não
pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em
ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus”.
Vejam amados! Que
apesar de que, aqui em, Hebreus 10:1, nos dizer que a lei, não nos aperfeiçoa, para
chagarmos a “DEUS”, mas ele não esta negando a importância da mesma, mas sim,
colocando-a em seu devido lugar, digamos assim! Não fazendo dela, o que muitos
fazem hoje, ou seja, nem dando “mais
valor” do que ela tem e muito menos “o menor valor”, mas colocando-a adequadamente em seu devido
lugar e propósitos!
Amados! A Lei e Graça andam juntas, e
o próprio, Paulo ao nos dizer em, Romanos 2:12-16, dentre muitas coisas, que os
gentis sem Leis; por não conhecê-la, falando aqui, daqueles que não foram, a
princípio, o povo escolhido de “DEUS”, mas que depois foram enxertado, em
“Cristo”, portanto, não conheciam as Leis de “DEUS”, Mandamentos, Estatutos e
seus Preceitos, mas que, mesmo assim, por terem retidão e justiça em suas
vidas, em suas atitudes, refletiam a Autoridade e a Santidade de “DEUS”, pois
suas vidas eram pautadas nestes termos e que, desta forma, eles para si mesmos
eram a Lei... Olha só que maravilha, amados!
Vejam mais!
Romanos 2:12-16 - “Porque todos os que
sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram,
pela lei serão julgados. - 13 Pois não são justos diante de Deus os que só
ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei - 14 (porque, quando
os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora
não tendo lei, para si mesmos são lei. - 15 pois mostram a obra da lei escrita
em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus
pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), - 16 no dia em que Deus há
de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho”, conf. Heb. 10:16...
Lembremos ainda, o que O Apóstolo
Paulo, nos diz sobre a Lei!
Romanos 7:12, 14 - “De modo que a lei
é santa, e o mandamento santo, justo e bom. - 14 Porque bem sabemos que a lei é
espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado”.
Amados! Vocês lembram-se da mulher
adultera de João 8, que o povo com a lei de Moises queria apedrejá-la, mas ninguém
atirou a primeira pedra, ninguém atirou, pois temeram a Verdade que provinha de
“DEUS”, através de “Cristo” e foram embora. E Jesus perguntou: alguém ti
condenou? Pois eu também não a condeno. Mas alertou-a, “VÁ e NÃO PEQUES MAIS”,
Essa ordenança de Jesus, amados, foi para que ela guardasse os “Mandamentos de
DEUS”, pois não precisamos ser muito inteligentes para sabermos que isto, está
implícito em suas palavras.
Mateus 5:17 - “Não penseis que vim
destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir”.
Atentemos
ainda amados! Para Romanos 10:4, pois existe uma má interpretação deste
versículo e de todo seu contexto! Este verso, nunca quis dizer que com a vinda
de “Cristo” a lei deixou de existir e que ela supostamente tenha perdido sua
autonomia, sua autoridade, ou o que quer que seja, neste sentido, mas sim, que
“os propósitos da lei”, era à
“Cristo”, ou seja, a lei estava nos moldando, para que recebêssemos a Graça,
que provinha com “Cristo”... Mas não que toda a lei seria abolida, mesmo que a
lei Cerimonial e Sacrificial, estas, tenham sim, sido abolida! Mas não toda a
lei...
Romanos
10:4 - “Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê”. Ou
seja, amados! Com a vinda de “Cristo”, o propósito de sua vinda, era para que,
através dele é que seríamos justificados, ao cumprirmos as leis, conf. Tg 4:11; Atos 13:39... Ao menos em
tentar cumpri-las de certa forma e se não conseguíssemos através da lei,
considerando ainda nossa salvação, mas através da Graça, conseguiríamos, por
isto que “DEUS”, sonda nossos corações, conf.
1 Crôn. 28:9!
Portanto
devemos entender de acordo com esta passagem, que o propósito da Lei, era que
chegássemos até “Cristo”, com sua vinda, pois jamais seríamos justificados
plenamente pela lei!
Romanos
10:4 - “Pois Cristo é o fimG5056
da lei para justificar a todo aquele que crê”.
G5056 (Strong Português) - [ 1a) término, o limite no qual algo deixa de ser
(sempre do fim de um ato ou estado, “mas não do fim de um período de tempo”); 1b2) “eterno”; 1c) aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim,
resultado; 1d) o fim ao qual todas as coisas se
relacionam, “propósito” ]
G05056 τελος telos
da palavra primária tello (estabelecer um ponto definitivo ou objetivo); TDNT - 8:49,1161; n n
1) fim
1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo)
1b) fim
1b1) o último em uma sucessão ou série
1b2) eterno
1c) aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim, resultado
1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito
2) taxa (i.e., imposto indireto sobre bens)
Sinônimos ver verbete 5941
da palavra primária tello (estabelecer um ponto definitivo ou objetivo); TDNT - 8:49,1161; n n
1) fim
1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo)
1b) fim
1b1) o último em uma sucessão ou série
1b2) eterno
1c) aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim, resultado
1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito
2) taxa (i.e., imposto indireto sobre bens)
Sinônimos ver verbete 5941
G05941 - Taxa.
Ver definição de φορος 5411
Ver definição de τελος 5056
Ver definição de κηνσος 2778
Ver definição de διδραχμον 1323
φορος indica uma taxa direta que era cobrada anualmente sobre casas, terras, e pessoas, e paga geralmente por meio de produção.
τελος é uma taxa indireta sobre mercadoria, que era coletada nos ancoradouros, portos, e portões das cidades. Era similar aos modernos impostos sobre importação.
κηνσος, originalmente um registro de propriedade e pessoas, veio a significar um imposto pago por cabeça, cobrado anualmente sobre indivíduos pelo governo romano.
διδραχμον era a moeda usada para pagar uma taxa anual cobrada pelos líderes religiosos de Israel a fim de pagar os custos gerais do Templo.
Ver definição de φορος 5411
Ver definição de τελος 5056
Ver definição de κηνσος 2778
Ver definição de διδραχμον 1323
φορος indica uma taxa direta que era cobrada anualmente sobre casas, terras, e pessoas, e paga geralmente por meio de produção.
τελος é uma taxa indireta sobre mercadoria, que era coletada nos ancoradouros, portos, e portões das cidades. Era similar aos modernos impostos sobre importação.
κηνσος, originalmente um registro de propriedade e pessoas, veio a significar um imposto pago por cabeça, cobrado anualmente sobre indivíduos pelo governo romano.
διδραχμον era a moeda usada para pagar uma taxa anual cobrada pelos líderes religiosos de Israel a fim de pagar os custos gerais do Templo.
OBS:
Atentem amados, para a definição abaixo da Strong, κηνσος 2778, originalmente um registro de propriedade e pessoas,
veio a significar um imposto pago por cabeça, cobrado anualmente sobre
indivíduos pelo governo romano.
Percebam
amados, que em momento algum, estas referências dão um sentido de que algo foi
abolido e sim que algo tinha um propósito e que nestes casos específicos, eram
os impostos, que tinha por finalidade, tinham por objetivos, sanar as questões
financeiras de Roma, sempre foi desta forma que esta terminação, ou seja, que
esta palavra foi empregada. Percebam ainda que ela da sentido de continuidade
por que todos os impostos, continuaram a ser cobrados, Então! Porque em se
tratando de “Cristo”, querem mudar o sentido desta palavra em seu original e
todo seu contexto!?
G02778 κηνσος kensos
de origem latina; n m
1) censo (entre os romanos, denotando um registro e avaliação de propriedade de acordo com os quais os impostos eram pagos). No NT, o imposto ou tributo arrecadado de pessoas a ser pago anualmente. (nossa capitação)
2) a moeda com a qual o imposto é pago, dinheiro de tributo
Sinônimos ver verbete 5941
de origem latina; n m
1) censo (entre os romanos, denotando um registro e avaliação de propriedade de acordo com os quais os impostos eram pagos). No NT, o imposto ou tributo arrecadado de pessoas a ser pago anualmente. (nossa capitação)
2) a moeda com a qual o imposto é pago, dinheiro de tributo
Sinônimos ver verbete 5941
G05941 - Taxa.
Ver definição de φορος 5411
Ver definição de τελος 5056
Ver definição de κηνσος 2778
Ver definição de διδραχμον 1323
φορος indica uma taxa direta que era cobrada anualmente sobre casas, terras, e pessoas, e paga geralmente por meio de produção.
τελος é uma taxa indireta sobre mercadoria, que era coletada nos ancoradouros, portos, e portões das cidades. Era similar aos modernos impostos sobre importação.
κηνσος, originalmente um registro de propriedade e pessoas, veio a significar um imposto pago por cabeça, cobrado anualmente sobre indivíduos pelo governo romano.
διδραχμον era a moeda usada para pagar uma taxa anual cobrada pelos líderes religiosos de Israel a fim de pagar os custos gerais do Templo.
Ver definição de φορος 5411
Ver definição de τελος 5056
Ver definição de κηνσος 2778
Ver definição de διδραχμον 1323
φορος indica uma taxa direta que era cobrada anualmente sobre casas, terras, e pessoas, e paga geralmente por meio de produção.
τελος é uma taxa indireta sobre mercadoria, que era coletada nos ancoradouros, portos, e portões das cidades. Era similar aos modernos impostos sobre importação.
κηνσος, originalmente um registro de propriedade e pessoas, veio a significar um imposto pago por cabeça, cobrado anualmente sobre indivíduos pelo governo romano.
διδραχμον era a moeda usada para pagar uma taxa anual cobrada pelos líderes religiosos de Israel a fim de pagar os custos gerais do Templo.
Amados! Este estudo me
fez lembrar, de uma das férias na minha juventude que fui passar com uma tia
minha, em uma região, onde existe muito mato, fazendas, portanto, cobras,
lagartos e escorpiões, uma prima nossa, tinha muito medo de cobras, mas um
senhor já de idade, portanto, tinha algumas experiências, nos disse que, as
cobras só passam a ser um problema e perigo para nós, quando não a vemos!
Fiquei sem entender, mas aí ele continuou. Nós, ao vermos a mesma, nos
desviamos dela, por saber que ela é perigosa, daí, ela não se sentirá ameaçada,
mas quando não a vemos, ao passamos perto dela, ela se sente ameaçada e,
portanto, é do instinto dela se defender e consequentemente nos atacar!
Amados! Fazendo aqui,
uma analogia deste relato com nosso estudo, podemos concluir que, da mesma
forma que é importante vermos a cobra, para podermos nos livrar dela, a tempo
de ela não se sentir ameaçada, assim é a Lei de “DEUS” em relação a nós e o
pecado, ela nos chama atenção para que não continuemos por este ou àquele
caminho de perdição eterna! E satanás, sabe muito bem disto e, é justamente por
este motivo, que ele procura cegar àqueles que desconhecem a “Maravilhosa
Palavra de DEUS”...!
Amados, lembrem-se!
Gênesis
6:8 - “Noé, porém, achou graçaH2580 aos olhos
do Senhor”.
H2580 (Strong Português) - [ OBS: É algo
imerecido. 1) favor, graça,
charme; 1a) favor, graça,
elegância; 1b) favor, aceitação ]
H02580 חן chen
procedente de 2603; DITAT- 694a; n m
1) favor, graça, charme
1a) favor, graça, elegância
1b) favor, aceitação
procedente de 2603; DITAT- 694a; n m
1) favor, graça, charme
1a) favor, graça, elegância
1b) favor, aceitação
H2603
(Strong Português) - [ OBS: É algo imerecido. 1) ser
gracioso, mostrar favor, ser misericordioso; 1b) (Nifal) ser piedoso; 1c) (Piel)
tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso; 1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de; 1e) (Hofal) receber favor, receber consideração ]
H02603 חנן chanan
uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v
1) ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
1a) (Qal) mostrar favor, ser gracioso
1b) (Nifal) ser piedoso
1c) (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
1e) (Hofal) receber favor, receber consideração
1f) (Hitpael) buscar favor, implorar favor
2) ser repugnante
uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v
1) ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
1a) (Qal) mostrar favor, ser gracioso
1b) (Nifal) ser piedoso
1c) (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
1e) (Hofal) receber favor, receber consideração
1f) (Hitpael) buscar favor, implorar favor
2) ser repugnante
Gênesis 43:29 - “Levantando José os olhos, viu a Benjamim, seu irmão,
filho de sua mãe, e disse: É este o vosso irmão mais novo, de quem me falastes?
E acrescentou: Deus te conceda graçaH2603, meu filho”.
H2603 (Strong Português)
-
[ OBS: É algo imerecido. 1) favor, graça, charme; 1a) favor, graça, elegância; 1b) favor, aceitação ]
H02603 חנן chanan
uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v
1) ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
1a) (Qal) mostrar favor, ser gracioso
1b) (Nifal) ser piedoso
1c) (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
1e) (Hofal) receber favor, receber consideração
1f) (Hitpael) buscar favor, implorar favor
2) ser repugnante
uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v
1) ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
1a) (Qal) mostrar favor, ser gracioso
1b) (Nifal) ser piedoso
1c) (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
1e) (Hofal) receber favor, receber consideração
1f) (Hitpael) buscar favor, implorar favor
2) ser repugnante
Gênesis 29:15 - “Depois perguntou Labão a Jacó:
Por seres meu irmão hás de servir-me de graçaH2600? Declara-me, qual será o teu
salário?”
H2600 (Strong Português)
-
[ OBS: É algo sem pagamento. 1) de graça, por nada, sem causa; 1a) grátis, gratuitamente, por nada; 1b) sem propósito, em vão; 1c) gratuitamente, sem causa, imerecidamente ]
H02600 חנם chinnam
procedente de 2580; DITAT - 694b; adv
1) de graça, por nada, sem causa
1a) grátis, gratuitamente, por nada
1b) sem propósito, em vão
1c) gratuitamente, sem causa, imerecidamente
procedente de 2580; DITAT - 694b; adv
1) de graça, por nada, sem causa
1a) grátis, gratuitamente, por nada
1b) sem propósito, em vão
1c) gratuitamente, sem causa, imerecidamente
Mateus 10:8 - “Curai os enfermos,
ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes,
de graça dai”.
G1432 (Strong Português) - [ 1) gratuitamente, não
merecido ]
G01432 δωρεαν dorean
caso acusativo de 1431 como advérbio; TDNT - 2:167,166; adj
1) gratuitamente, não merecido
caso acusativo de 1431 como advérbio; TDNT - 2:167,166; adj
1) gratuitamente, não merecido
Lucas 1:30 - “Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois
achaste graçaG5485 diante de Deus”.
Lucas 2:40 - “E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando
cheio de sabedoria; e a graçaG5485 de Deus
estava sobre ele”.
G5485 (Strong Português) - [ OBS: 1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme,
amabilidade: graça de discurso; 2) boa
vontade, amável bondade, favor ]
G05485 χαρις charis
de 5463; TDNT - 9:372,1298; n f
1) graça
1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso
2) boa vontade, amável bondade, favor
2a) da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs
3) o que é devido à graça
3a) a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina
3b) sinal ou prova da graça, benefício
3b1) presente da graça
3b2) privilégio, generosidade
4) gratidão, (por privilégios, s
de 5463; TDNT - 9:372,1298; n f
1) graça
1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso
2) boa vontade, amável bondade, favor
2a) da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs
3) o que é devido à graça
3a) a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina
3b) sinal ou prova da graça, benefício
3b1) presente da graça
3b2) privilégio, generosidade
4) gratidão, (por privilégios, s
1 Coríntios 9:18 - “Logo, qual é a minha recompensa? É que, pregando o evangelho, eu o faça
gratuitamenteG77, para não usar em absoluto do meu direito no
evangelho.”,
G77 (Strong Português) - [ OBS: É algo sem pagamento. 1) sem gasto, não exigindo gasto, sem nenhum custo ]
G077 αδαπανος adapanos
de 1 (como partícula negativa) e 1160; adj
1) sem gasto, não exigindo gasto, sem nenhum custo
de 1 (como partícula negativa) e 1160; adj
1) sem gasto, não exigindo gasto, sem nenhum custo
Continuem aprendendo
com a “Maravilhosa Palavra de DEUS”, com a parte 4(quatro) deste estudo...
Um abraço e até lá, com as
considerações sobre o Comentário Bíblico Novo Testamento Interpretado
Versículo por Versículo de Russell Norman Champlin, Vol. 3,
Sobre Atos 18:18, o voto de Paulo!
Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471 / 996228473
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