Famílias e Relacionamentos

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

"A Graça de DEUS"

Part - 1-3



Amados! Antes de começarmos é bom esclarecer uma coisa, em toda, as “Escrituras Sagradas” e de forma nenhuma, Cristo aboliu as Leis, a exceção se dar, em se tratando dos sacrifícios que se tornaram inúteis depois de seu sacrifício!

Vejam que em muitos casos, ele mesmo, “Cristo”, cumpriu as Leis, mesmo quando não tinha obrigação, como é o caso de Mateus 17:24-27, vejam o que nos diz o Comentário Bíblicos Esperança - Novo Testamento e o Comentário Bíblico Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo - Russell Norman Champlin.


De acordo com o Comentário Bíblicos Esperança - Novo Testamento, em suas Págs. 202/203, lemos:
“O imposto do templo significava para cada israelita um valor aproximado de duas ovelhas. Eram obrigados a pagar esse imposto do templo todos os judeus homens a partir dos 20 anos de idade, independente de residirem na Palestina ou no exterior. Somente os sacerdotes reivindicavam estarem isentos desse imposto. O recolhimento do imposto acontecia na Palestina meio mês antes da festa da Páscoa.
As quantias de impostos recolhidos eram depositadas no tesouro do templo. Em três datas específicas elas eram retiradas e utilizadas para fins cultuais.
Os sacerdotes justificavam sua reivindicação de isenção com base em Lv 6.16. Jesus também reivindicava para si essa liberdade, mas a partir de um ponto de vista bem diferente. Ele se sente como o Filho do Pai, ao qual pertence o templo. Com isso Jesus atribui a si uma posição diante de Deus que não cabe a nenhum outro israelita. Jesus afirma: Assim como o próprio Filho é livre do imposto do templo, assim também os filhos. Assim como os filhos dos reis estão livres dos impostos que seus pais exigem e recolhem dos estranhos, i. é, dos súditos e dos povos que eles subordinaram – assim estão livres do imposto do templo, não apenas Jesus como Filho, mas também os filhos do rei dos céus, cuja cidade é Jerusalém. Jesus se une com seus discípulos enquanto filhos, à semelhança de como a filiação dos discípulos está ligada à condição de Filho de Jesus em Mt 5.9,16,45,48.
De acordo com essa afirmação, Jesus, o Filho de Deus, e Pedro, o “irmão do Filho de Deus” (Mt 12.49s; 13.43), estão livres do imposto do templo. O templo, por sua vez, é a casa do grande Rei, que é Deus, o Pai nos céus.
Numa concomitância direta com essa liberdade de Jesus, encontramos sua submissão voluntária à lei e ao templo. Por isso Jesus paga também o imposto do templo. Para duas pessoas ela perfaz quatro dracmas, i. é, um estáter. É o imposto do templo para Jesus e Pedro (cf. Schniewind, NTD, p. 195).
Portanto, para evitar qualquer atrito, Jesus paga o imposto do templo. “Deus, que enviou seu Filho e o submeteu à lei, em última análise paga pessoalmente o preço exigido pela lei, realizando um milagre” (K. L. Schmidt).
É dessa maneira que o Senhor liquida o assunto do imposto, antes de dirigir-se pela última vez a Jerusalém. Lá purificará o templo e mostrará ao Sinédrio quem é verdadeiramente o Filho do templo de Deus.
Mais do que isso. Jesus entregará o sagrado imposto por cabeça assim como nenhum outro poderá entregá-lo no céu e na terra. Pagará literalmente com sua cabeça, i. é, renderá sua vida como resgate de muitos, a fim de realizar uma redenção eterna.
“Com que maestria Jesus elucida o nexo entre promessa e realização, ao pagar justamente agora, antes da partida para Jerusalém, mais uma vez o imposto do templo. Seguramente poderia ter-se dispensado dele com maiores direitos que os sacerdotes, que diziam: Comemos dos pães da proposição no templo, por isso não precisamos pagar uma contribuição ao templo. Ele poderia ter dito: Eu sou o grande sacrifício de reconciliação, do qual todos os demais sacrifícios no templo são apenas sombra. Que mais eu deveria pagar por isso? Contudo, ele não fala assim. Deposita para si e Pedro as quatro dracmas” (cf. Vischer, p. 53-55).”


Comentários Bíblicos Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo - Russell Norman Champlin

7. A LIBEÍIDADE CRISTÃ e o imposto do templo (17:24-27)
“Cf. Marc. 12:13. A história, conforme a vemos aqui, figura exclusivamente neste evangelho, pelo que sua fonte provavelmente é «M».
O IMPOSTO deve ter sido aquele (de meio ciclo) imposto em Êxo. 30:11-16 a cada israelita, para efeito de sustento da adoração no templo. De conformidade com a Mishnah, o aviso era feito no primeiro dia do mês de Adar, seis semanas antes da Páscoa. (Ver Shekalim 1:1). No décimo quinto dia as mesas dos cambistas eram postas nos distritos ao redor, e, no vigésimo quinto dia, no próprio templo (Shekalim 1:3). Todos os homens judeus, de vinte anos para cima, tinham a obrigação de pagar o imposto. Lemos que, após a queda de Jerusalém, os romanos continuaram a coletar o imposto para o sustento do templo de Júpiter, e alguns intérpretes acreditam que a inclusão da história, em Mateus, teve a finalidade de dar aos cristãos instruções concernentes a qual deveria ser a sua atitude para com esse imposto. Apesar de que outros textos também demonstram a responsabilidade de pagar impostos às autoridades civis, não sabemos se esta história se aplicava óu não ao imposto—requerido pelos romanos—para sustento de seu templo pagão. A fonte informativa parece ter sido uma história relatada por Pedro. Essa história não tem paralelo, mas a passagem de Marc. 12:13-17 ensina o mesmo principio. Somos responsáveis ante as autoridades civis. Esta secção, além de outras, tencionava ensinar aos primitivos cristãos alguns princípios da conduta e da ética cristã, a saber, que a liberdade em Cristo nâo eqüivale à anarquia, e que a responsabilidade dos crentes, ante as autoridades civis, certamente permanece inalterada. Fica claro, pela história eclesiástica dos primeiros séculos, que alguns indivíduos havia interpretado erroneamente os ensinamentos de Paulo acerca da graça de Deus (Gál. 4:1-7,20,21, etc.), e assim, em resultado, alguns se recusavam a prestar obediência às autoridades e ao estado legalmente constituído. Seja como for, não devemos servir de pedra de tropeço para outros (ver I Cor. 8:9-9:23), e certamente seremos tais se nos recusarmos a obedecer a essas autoridades.
17:26: Quando ele respondeu: Dos olheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos.
"..Jesus se antecipou, dizendo..." Jesus apresenta aqui uma pequena parábola a fim de ilustrar a situação, mediante a qual declarou-se isento do imposto. Na qualidade de Filho do Pai real, a quem pertencia o templo, não tinha obrigação alguma de pagar o imposto relativo ao templo. Mas, quando Jesus aludiu a «estranhos», não indicou estrangeiros, como os gentios, mas o povo judaico em geral, que não fazia parte da família real governante. Os impostos dos reis não envolviam a familia real, e, assim, o imposto do templo de seu Pai não podia ser cobrado de Jesus, o Filho do rei.”


OBS:
Shekalim é o quarto tratado na ordem de Moed no Mishná , este tratado fala sobre o imposto que tinham que ser pagos em tempos antigos a cada ano para tornar possível a manutenção e bom funcionamento do Santo Templo em Jerusalém(em hebraico : בית המקדש ), não há Gemara sobre o tratado no Talmude babilônico , mas não há um no Talmude de Jerusalém , e este último é muitas vezes impresso nas edições do Talmud babilônico. A fim de Moed (em Hebrew : מועד) (em Inglês : "Festas") é o segundo pedido de Míxena, o primeiro registo escrito do bucal Torado povo judeu (também o Tosefta e do Talmud ). Dos 6 ordens de Míxena, Moed é a terceira ordem mais curto. A fim de Moed consiste em 12 tractates. A Mishná (em hebraico : מִשְְׁנָה) (em Inglês : 'estudo, repetição') é um órgão exegética dos judeus compilados leis, que reúne e consolida oral judaica tradição desenvolvido ao longo dos séculos, desde os tempos da Torá ou lei escrita, a sua codificação pela rabino Iehuda Hanasi (também chamado o príncipe ), no sentido da extremidade do segundo século.

Talmud significa estudo é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico.

A Mishná (do hebraico: משנה) é a compilação básica da lei oral do Judaísmo; segundo a tradição, foi compilada em 189 da EC. O Tosefta corresponde de perto ao Mishnah, com as mesmas divisões para sedarim ("ordens") e masekhot ("tratados"). É escrito principalmente em Hebraico Mischnaico, com algum Aramaico.



Jesus paga o tributo

Mateus 17:24-27 - “Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? - 25 Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios? - 26 Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. - 27 Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.”


Outra coisa, amados! Quando se fala de “Graça Divina”, a primeira coisa que lembramos é que Graça é um favor imerecido e é isto mesmo que quer dizer, mas seu significado e sentido, não se resume, apenas a isto, ele vai além!

Vejam o que isto quer dizer!
Viver na Graça ou Pela Graça!

Amados! Vive na Graça ou pela Graça é depender exclusivamente de "DEUS", é o que significa, como esta escrito, em Jeremias 17:5, pois devemos confiar apenas em "DEUS". No passado em respeito aos livramentos que "DEUS" queria dar a seu povo, eles procuraram aliados, ou seja, procuravam alianças com outros povos e não procuravam, não confiavam em "DEUS", por isto que "DEUS" lhes disse isto:

Jeremias 17:5 - "Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!",

Vejam estes casos!

2 Reis 1:3 - “O anjo do Senhor, porém, disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samária, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?”

Isaías 31:1 - “Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos, e têm confiança em carros, por serem muitos, e nos cavaleiros, por serem muito fortes; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor.”.


Viver na “Graça de DEUS” amados, é viver sob suas Bênçãos e sua Maravilhosa Proteção Divina...

Outra coisa amados! A “Graça Divina”, em nada tem a ver com esquecer as Leis Divinas, "DEUS", não estabeleceu a Graça, para aniquilar as leis, exceto em se tratando de sacrifícios... Quanto ao sábado, ainda veremos a este respeito em outros estudos! Mas de antemão já lhes digo, “Não temos que guardá-lo, pois, os propósitos da guarda, não diz respeito apenas a um dia específico, seja este qual for, mas com um objetivo específico e, portanto, em nada tem a ver com o sábado apenas; que na verdade o calendário estabelecido, não era o romano, mas sim, com um dia, pois o que importa mesmo é o propósito deste dia”...

Vejam estes versículos a respeito da Lei!

Romanos 7:12, 14, 25 - "De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. - 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. - 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."

1 Timóteo 1:8 - "Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,"

A Lei e a Graça amados, devem andar juntas, as "Escrituras Sagradas", nunca diz que uma aboliu a outra, exceto em se tratando dos sacrifícios... E isto é claro, diz respeito à Salvação, cuja Lei torna-se ineficaz...


Outra coisa amados! Devemos tomar cuidado com as interpretações que damos as “Escrituras Sagradas”, por exemplo, em se tratando deste assunto, a Lei e a Graça. Existe um versículo que é muito mal interpretado e isto distorce por completo seu sentido, vejam!

Romanos 10:4 - “Pois Cristo é o fimG5056 da lei para justificar a todo aquele que crê.”,

Romanos 10:4 - “Pois Cristo é o (objeto, propósito, a finalidade) da lei para justificar a todo aquele que crê.”,

G5056 (Strong Português) - [ 1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo); 1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito. OBS: Percebam amados, que “telos”, tem o sentido de “propósitos”, “objetivos”, portanto, não tem e nem indica causa final no sentido de cessação e sim de, “ter por objetivo”, “ter por finalidade(causa, propósito)” e ainda, “tem propósito”, etc. ]
G05056 τελος telos
da palavra primária tello (estabelecer um ponto definitivo ou objetivo); TDNT - 8:49,1161; n n
1) fim
1a) término, o limite no qual algo deixa de ser (sempre do fim de um ato ou estado, mas não do fim de um período de tempo)
1b) fim
1b1) o último em uma sucessão ou série
1b2) eterno
1c) aquilo pelo qual algo é terminado, seu fim, resultado
1d) o fim ao qual todas as coisas se relacionam, propósito
2) taxa (i.e., imposto indireto sobre bens)
Sinônimos ver verbete 5941


Perceberam amados! O objetivo da lei era justamente este, ou seja, enquanto “Cristo” não vinha, por exemplo; para justificar ou espiar, de alguma forma, àqueles que precisavam da verdadeira e definitiva expiação, que só veio através de “Cristo”!



OBS:

Graça

H2580 (Strong Português) - [ favor; aceitação, etc... ]
H02580 חן chen
procedente de 2603; DITAT- 694a; n m
1) favor, graça, charme
1a) favor, graça, elegância
1b) favor, aceitação


H2603 (Strong Português) - [ ser gracioso; mostrar favor; ser misericordioso; 1b) (Nifal) ser piedoso; etc.]
H02603 חנן chanan
uma raiz primitiva [veja 2583]; DITAT - 694,695; v
1) ser gracioso, mostrar favor, ser misericordioso
1a) (Qal) mostrar favor, ser gracioso
1b) (Nifal) ser piedoso
1c) (Piel) tornar gracioso, tornar favorável, ser gracioso
1d) (Poel) dirigir favor a, ter misericórdia de
1e) (Hofal) receber favor, receber consideração
1f) (Hitpael) buscar favor, implorar favor
2) ser repugnante


Êxodo 3:21 - "E eu darei graça[ favor, aceitação ] a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios".

Êxodo 12:36 - "E o Senhor deu ao povo graça[ favor, aceitação ] aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios".


Amados! Vou aqui, como sempre, usar a própria palavra de "DEUS", para nos guiarmos...

Amados! A Graça de "DEUS", diz respeito, principalmente a nossa Salvação, em uma nova oportunidade em "Cristo", para nossa Salvação! Mas é claro que nos versículos anteriores, vemos outro sentido para a Graça Misericordiosa de "DEUS". No episódio em que envolvia os Egípcios, por exemplo, perseguidores do povo de "DEUS", carrascos, no mais cruel e profundo sentido da palavra, "DEUS" Agraciou seu povo aos olhos do povo Egípcio, que anteriormente eram seus maiores carrascos, despojando-os de alguns bens em prol a seu povo, quando de sua liberdade...

Agora vejam amados! Isto ocorreu, justamente quando "DEUS" os libertou das mãos cruéis do povo Egípcio, então de certa forma, tipificava também, não só as Bênçãos de "DEUS", mas a "Salvação", a "Libertação" de seu povo, do mal, neste caso, dos Egípcios, ou seja, tipificado no povo Egípcio, ou seja, através dele...

Então neste episódio, a Graça de "DEUS", representa não só as Bênçãos, personificadas nos despojos, mas também a Salvação, personificadas pela Libertação de seu povo...

Amados! Quero que entendam uma coisa! O fato de eu não querer algo, em detrimento a outra coisa, ou pelo simples fato de eu apenas não querer, só faz sentido; de acordo com minhas práticas e atitudes, no que diz respeito a este algo em questão, se os propósitos não forem na contra mão da realidade! Ou seja, o fato de eu colocar a mão na água e não querer me molhar, não faz sentido algum, ou no fogo e não me queimar! Só fará sentido, se eu "não" colocar minha mão na água ou fogo, ou se eu colocar e não tenha problema em ela se molhar e no caso do fogo, me queimar!

Amados! Lembram-se daquele ditado popular que diz: "Quem está na chuva é pra se molhar", pois é, é mais ou menos isto...

Porque estou lhes dizendo isto amados! Porque, não importa se eu quero fazer o que é certo, eu tenho que fazer! Isto é óbvio! Mesmo diante de minhas fraquezas, incertezas, inseguranças, etc., mas eu tenho que procurar fazer o que é Reto e Justo diante de "DEUS". É claro amados! Que "DEUS" pesa o nosso esforço por procurarmos não errar, mas, sabemos que nosso "DEUS" é um "DEUS" de Justiça, por isto que ele nos diz em, 2 Reis 3:1-3 - "Ora, "Jorão", filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samária, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá, e reinou doze anos. - 2 Fez o que era mau aos olhos do Senhor, “porém” não como seu pai, nem como sua mãe; pois tirou a coluna de Baal que seu pai fizera. - 3 Contudo aderiu aos pecadosH2403 de Jeroboão, filho de Nebate, com que este fizera Israel pecar, e deles não se apartou".

2 Reis 3:2-3 - "porém não como seu pai, nem como sua mãe; pois tirou a coluna de Baal que seu pai fizera. 3 Contudo aderiu aos pecadosH2403 de Jeroboão, filho de Nebate, com que este fizera Israel pecar, e deles não se apartou".

H2403 (Strong Português)
H02403 חטאה chatta’ah ou חטאת chatta’th
procedente de 2398; DITAT - 638e; n f
1) pecado, pecaminoso
2) pecado, oferta pelo pecado
2a) pecado
2b) condição de pecado, culpa pelo pecado
2c) punição pelo pecado
2d) oferta pelo pecado
2e) purificação dos pecados de impureza cerimonial


Dentre os pecados de jeroboão esta: O sacerdócio. A lei dada por meio de Moisés foi clara. Os sacerdotes de Israel seriam levitas. Jeroboão não respeitou esta limitação e ordenou pessoas de outras tribos como sacerdotes. Quem tivesse dinheiro para fazer os sacrifícios que o rei pediu poderia ser sacerdote. Além é claro! De que ele não deixou a idolatria de lado... O medo exacerbado, sobre o que poderia acontecer no seu reinado, não o fez enxergar que ele deveria confiar nas promessas de "DEUS"...

Amados perceberam! "Quem tivesse dinheiro para fazer os sacrifícios que o rei pediu poderia ser sacerdote".

"Parece diferente de hoje amados! O cargo de pastor, em algumas Igrejas depende exclusivamente do valor de seu Dízimo e de influências pastorais é claro!"

Alguns pecados de Jeroboão, citados na Bíblia!

1 Reis 16:31 - "E sucedeu que (como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele".

E "Jorão", de certa forma seguiu o mesmo destino, muito embora, como diz a palavra de "DEUS", não como seus pais...

Amados! Lembrem-se! Vimos isto em outro estudo!

1 João 5:16-17 - "Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. - 17 Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte".


Amados! Umas das coisas que àqueles que se dizem Evangélicos e Crentes, precisam saber e com "Urgência" e mais adiante, irei usar um conceito mundano para exemplificar isto, na parte (3) três deste estudo, mesmo sabendo que poderei ser criticado; mas se Cristo foi, porque eu não seria! O fato é que, ou Servimos e Tememos a "DEUS" Verdadeiramente, ou ao contrário disto, Servimos e Tememos a satanás, não existe esta coisa de meio termo. E é aqui que estar o maior problema amados! É que muitos não sabem, como servir verdadeiramente a "DEUS"! E muitos que acham que sabem, sucumbem ao pecado, em sua maioria das vezes, por fraqueza, carnal e ou Espiritual, neste caso, por desconhecer a palavra de "DEUS", conf. Os. 4:1, 6; Is. 5:13, etc.!

Na verdade amados! É que, ao nos depararmos com a palavra de "DEUS", ela tem que surtir efeito em nossas vidas, mesmo que este efeito seja para nos mostrar, o quanto somos frágeis diante do pecado. Bom que fossemos forte, mas é bom reconhecermos nossas limitações, nos faz ser prudentes e responsáveis no que diz respeito às coisas de "DEUS"...

Por outro lado!

Mateus 23:5-7 - "Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; - 6 gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas, - 7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi".

Amados! Estas passagens acimas nos dar um vislumbre, sobre como não devemos servir a "DEUS" e as de baixo de como devemos Servir. Isto é apenas um vislumbre, pois de que adianta fazer apenas para sermos visto pelos homens. Sendo esta nossa intenção, não passamos de uma farsa! Por isto que Cristo nos alertou em, Mateus 6:2, 5 - “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens... - 5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens...".

Jó 22:9 - "Despediste vazias as viúvas, e os braços dos órfãos foram quebrados".

Isaías 10:1-2 - "Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; - 2 para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!".

Mateus 23:14 - "[Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.]"

Marcos 12:38-40 - "E prosseguindo ele no seu ensino, disse: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças, - 39 e dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes, - 40 que devoram as casas das viúvas, e por pretexto fazem longas orações; estes hão de receber muito maior condenação".

Lucas 20:46-47 - "Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas, e gostam das saudações nas praças, dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes; - 47 que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações; estes hão de receber maior condenação".


Por isto, amados! Que o senhor, sabedor de nossas fraquezas, sonda nosso coração, conf. 1 Crôn. 28:9; Prov. 17:3; Atos 1:24!


Pois é amados! Só não sabe disto, quem não conhece a palavra de "DEUS"...


Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471

Nenhum comentário:

Postar um comentário