Famílias e Relacionamentos

terça-feira, 21 de agosto de 2018


A ousada proposta de um menino!


Ragir, sempre ouvia falar de um senhor muito sábio, que vivia nos montes, longe da civilização e que era desafiado por muita gente, mas que ele sempre vencia os desafios, inclusive, de outros sábios, que vinham de terras distantes e lhe lançavam desafios, pois queriam ter a mesma ou até maior fama que ele!

Certa vez, ele foi desafia-lo e disse aquele senhor sábio,
Tenho dois desafios para o senhor e tenho certeza que o senhor não irá acertar!
O homem sábio olhou para aquele jovem ousado nos seus 12(doze) anos de vida, mas admirado de sua ousadia e lhe disse:
Pode falar! Meu jovem,
Falarei, mas com uma condição,
Qual? Perguntou o sábio!
E Ragir respondeu:
Que, ao errar ao menos um dos desafios, irá me ensinar tudo aquilo que o senhor sabe, enquanto for vivo!
Depois de dar uma gargalhada gostosa o sábio, respondeu:
Tudo bem!

Então Ragir perguntou: O que é isto? E mostrou-lhe uma garrafa com um líquido escuro, meio avermelhado dentro,
O senhor, depois de examinar, mas sem tocar no mesmo, só em observar o líquido dentro da garrafa, lhe respondeu: É suco de uva,
O menino, apesar de o senhor ter acertado, não parecia nem um pouco vencido!
O menino então lançou o segundo desafio,
Duvido que o senhor beba sozinho todo o suco desta garrafa!
A garrafa parecia ter mais de um litro de suco!
O senhor então pegou a mesma e quando ia beber! O menino lhe alertou, não poderá deixar nem uma única gota e deve tomar todo o conteúdo da garrafa, sozinho!
O sábio lhe disse: Tudo bem! E, portanto, passou a beber,
Depois de ter tomado todo o suco, e certificado que não restará nem uma única gota de suco e com cara de dever cumprido e desafio vencido,
Olhou para o menino e sorriu, e depois agradeceu!
O menino simplesmente saiu de sua presença,
Já estava a três passos de distância do sábio, quando ouviu o mesmo lhe dizer: Não fique triste, você poderá tentar novamente, sempre que quiser!
O menino parou, olhou para o sábio e disse: Não estou triste, até mesmo porque, eu venci o último desafio, pois ao beber todo o suco, depois que lhe dei o mesmo, o senhor fez isto em minha presença, Portanto! Não estava só!

Tudo bem! Disse o sábio, admirado da expertise do garoto, estar certo, realmente subestimei você,
Vou cumprir com minha parte do trato, vou lhe ensinar tudo que sei,
Mas o menino retrucou, não precisa! Quero saber apenas, quem foi o seu Mestre,
O sábio mais uma vez admirou-se da ousadia daquele garoto. Porque pergunta! Indagou o sábio, você acha que poderá vencê-lo com um desafio?
Não! Respondeu o garoto, é só uma curiosidade...

Bom! Quero que saiba algo, garoto, que vai te ajudar na sua caminhada em busca da sabedoria. Certo dia um velho sábio, viu chegar até ele, um jovem ousado com uma garrafa de uva, e lançou lhe dois desafios, um era para que o sábio lhe dissesse o que estava dentro daquela garrafa e o segundo, para que ele bebesse todo seu conteúdo sozinho, ele ainda alertou ao sábio, que ele deveria tomar sozinho, o sábio, não deu muita importância para aquele jovem, apesar de sua ousadia lhe ter chamado atenção, pois ninguém, nunca foi tão ousado como aquele jovem!

Mas depois de ter acordado e tomado todo o conteúdo e achar que tinha vencido os dois desafios daquele jovem ousado, mas tolo, o jovem o surpreendeu com uma questão simples, pois não criei margem para outras interpretações daqueles desafios e ele, sabedor disto, usou isto a seu favor e quanto ao sábio, em seus 78(setenta e oito) anos de vida, percebeu que a sabedoria, tinha se curvado a ousadia!

Sabe o que isto quer dizer meu jovem?
Não! Respondeu o garoto,
Isto quer dizer que até o último instante de sua vida, se você se dispuser a aprender, vai sempre ter o que aprender na vida, pois foi isto que acabei de aprender com você! Pois não te dei o crédito que mereceu e por causa disto, tive o que mereci, diante de sua questão e pela simplicidade da mesma, passei em questão de segundos, de sábio, para um grande tolo!

Depois disto, o menino disse: Estou indo avisar meus pais, que a partir de hoje, tenho mais um professor!


Pois é amados! Ninguém nunca é tão sábio, que não tenha o que aprender e nem tão leigo, que não tenha o que ensinar! E por, muitas vezes, menosprezarmos o conhecimento; tornamo-nos tolos!



Amados! Certa vez, um Escriba chegou para “Cristo” e lhe perguntou: “Qual é o primeiro de todos os Mandamentos?” e “Cristo” lhe respondeu! Ele nem ao menos imaginava, que foi o próprio “Cristo” o protagonista das leis, que ele as criou e as estabeleceu!

Muitas vezes não temos nem ideia, na verdade, não temos a mínima noção, de quem é aquela pessoa a quem estamos nos dirigindo, mas mesmo assim, menosprezamos a mesma, sem fazermos uma avaliação minuciosa sobre ela!

Salomão, considerado o homem mais sábio do mundo, que de acordo com, 1 Reis 4:32 - “Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.”,  chegou a aprender com as formigas, conf. 1 Reis 4:29-34; Prov. 30:25 e muitos de nós nos achamos muito inteligentes e negamos a inteligência por parte de alguém, para que este alguém, assim como os outros, não pensem que são mais inteligente que nós! Infelizmente, amados, para muitos de nós, a ignorância, não tem limites!

Amados! Rubem Alves disse algo interessante sobre a inteligência, sua metáfora analógica é simplesmente maravilhosa, ele diz: “Inteligência, não é saber as coisas, para saber as coisas, basta você ter boa memória, há idiotas que têm a memória perfeita que guarda todas as coisas”, ele ainda faz uma metáfora a respeito da memória, comparando-a com um escorredor de macarrão, que se livra da água, para que o macarrão fique livre, em suas palavras: “depois tudo desaparece no buraco do esquecimento e o aprendido, é aquilo que fica, depois que o esquecimento fez o seu trabalho”! Simplesmente, Maravilhoso!


O primeiro de todos os mandamentos
Mt.22:35-40  

Marcos 12:28-34 - “Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? - 29 Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. - 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. - 31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. - 32 Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; - 33 e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. - 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo.”


Os Escribas amados! Na verdade, de tanto copiarem as leis; passaram de simples copista e arquivistas, para adquirirem tal conhecimento das mesmas, que passaram não só a ministrar, debater a respeito das mesmas, mas a exercer as funções de contador, secretário, etc. Na Antiguidade, os escribas a princípio, eram os profissionais que tinham a função apenas de escrever textos, registrar dados numéricos, redigir leis, copiar e arquivar informações. Como poucas pessoas dominavam a arte da escrita, possuíam grande destaque social e por copiarem os Escritos Antigos da Lei, adquiriram conhecimento a respeito das mesmas, de tal forma que muitos, tornaram-se Mestres, Doutores da Lei.


Vemos algo a este respeito em, Esdras 7:6 - “este Esdras subiu de Babilônia. E ele era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado; e segundo a mão de Senhor seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.”, conf. Esd. 7:12, 21, 25; Ne. 8:1, 2, 9, 13, 12:26, 36...



Rogério Silva
IEADERN: 042574, 26.07.2005
(84) 99120-9471

Nenhum comentário:

Postar um comentário